Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebe espaço especializado para o atendimento da Defensoria Pública

Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebe espaço especializado para o atendimento da Defensoria Pública

Publicado em
Texto: DEBORAH DUARTE
Foto: ZE ROSA FILHO

Um local mais amplo,  adequado e humanizado para o atendimento à população de Horizonte. A nova sede da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) foi inaugurada na manhã desta terça-feira (28.05), com a presença da defensora pública geral, Sâmia Farias; da secretária estadual de direitos humanos, Socorro França; do prefeito da cidade, Nezinho Farias; da deputada estadual, Jô Farias, além de demais autoridades do município, defensores públicos e colaboradores.

O novo espaço fica localizado no centro da cidade, na  rua Juvenal de Castro, 477. Antes, o atendimento à população era realizado no Fórum da cidade, em uma sala pequena, que dificultava a escuta individualizada dos casos. Hoje, defensores e defensoras estão em uma nova estrutura, com 196,22 m² de área total construída, dividida em três gabinetes, sala de mediação, uma sala para atendimento e espera interna e externa, copa e serviços e WCs.

Esta é a terceira sede da Defensoria Pública inaugurada no interior do Estado durante a gestão da defensora geral Sâmia Farias. A primeira foi na cidade de Ipu; em seguida um espaço para mediação de conflitos foi inaugurado em Sobral; e agora Horizonte recebe um núcleo. A defensora geral, Sâmia Farias, destacou o momento como o fortalecimento de mais um passo na interiorização da instituição.

“Estamos conseguindo entregar espaços adequados para que os assistidos tenham um atendimento de qualidade, individualizado, humanizado e com conforto, porque quando falamos em população vulnerabilizada temos que priorizar um equipamento público bem localizado. Estamos falando de uma população que já sofre demais, que é vitimizada na ausência de vários direitos, e quando ela chega aos equipamentos públicos ela precisa ser recebida com muito respeito. É um momento muito feliz para a Defensoria Pública porque significa mais um passo na interiorização. Estamos em 102 municípios cearenses e temos outros 82 municípios a conquistar para que tenhamos Defensoria em todo o Estado do Ceará. Saibam que cada defensor e cada defensora que compõem a instituição lutam diariamente para garantir que a população mais vulnerabilizada tenha realmente o acesso à justiça como merece, que a população seja ouvida para a voz ecoar e ter seus direitos garantidos”, destacou Sâmia Farias.

A secretária Socorro França, na ocasião representando o governador Elmano de Freitas, destacou a importância  da instituição. “Foi a Defensoria quem deu o pontapé inicial para o tratamento humanizado no sistema de justiça do Brasil. Hoje estou aqui neste templo sagrado, onde vocês vão atender a todas as pessoas adotando as providências cabíveis.  Não é todo município que tem a graça, a satisfação e a felicidade de ter uma Defensoria, de ter um local onde as pessoas aqui adentrem e saibam que serão atendidas e escutadas, porque hoje fazer o atendimento não é nada, mas dar os nossos ouvidos é tudo na vida e faz a grande diferença”, destacou Socorro França.

A deputada estadual Jô Farias esteve presente na solenidade. “Gostaria de reafirmar o meu compromisso e estamos felizes de receber a ampliação desse serviço da Defensoria, que está interligada a todos os outros serviços de proteção ao cidadão. Temos aqui um momento muito importante na cidade, no mesmo dia que chega essa sede da Defensoria temos a inauguração da Casa da Mulher Horizontina, um equipamento de proteção às mulheres, e vamos precisar interagir com todos esses equipamentos para levar dignidade, cidadania e transformação social”, pontuou a deputada.

O prefeito Nezinho Farias também marcou presença na solenidade. “É um momento muito festivo para a nova cidade, porque lá no fórum realmente estava ficando apertado para as demandas da população. Essa nova sede tem uma estrutura boa, em um local central e devo parabenizar à Defensoria Pública por esse momento de reconhecimento à nossa população horizontina. Quero  me colocar sempre o meu nome à disposição para ser parceiro e ajudar cada vez mais. Estamos aqui numa missão diferente, com poderes diferentes, mas cada um com o mesmo objetivo que é cuidar das pessoas.  Fazer com que realmente o indivíduo possa ter um direito de acessar todos os serviços públicos  de qualidade”, pontuou Nezinho.

Além de Sâmia Farias, estiveram presentes o subdefensor Leandro Bessa; o secretário executivo da DPCE, Samuel Marques; a coordenadora das Defensorias do interior, Renata Peixoto; a assessora de planejamento e gestão, Denise Castelo; e a defensora Natali Pontes, que atenderá na cidade.

Confira abaixo a galeria de imagens