Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Inscrições estão abertas para webinário sobre saúde mental de crianças e adolescentes

Inscrições estão abertas para webinário sobre saúde mental de crianças e adolescentes

Publicado em

Estão abertas as inscrições para o webinário “Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”, que a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) promoverá nesta sexta-feira (9/10), às 14 horas. Interessados em participar devem enviar e-mail para o endereço inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br e aguardar retorno com o link de acesso.

A atividade é fruto de parceria entre a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), o Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude (Nadij) e o serviço psicossocial da DPCE dentro da programação do mês da criança.

Participarão do debate a titular do Nadij, defensora pública Ana Cristina Teixeira Barreto; a coordenadora das equipes psicossociais da DPCE, psicóloga Andreya Arruda; o chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e preceptor da Residência de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Saúde Mental (HSM), psiquiatra Alexandre Aquino.

Também comporão a mesa de discussões as psicólogas Antonia Kaliny Oliveira de Araújo, especialista em terapia cognitivo-comportamental e em psicomotricidade relacional, e Emilie Fonteles Boesmans, especialista em acolhimento familiar e institucional e doutoranda em cuidados clínicos de enfermagem e saúde.

A exemplo das demais capacitações online que tem promovido, a DPCE fará a transmissão do webinário pela plataforma Google Meet. “Saúde mental é um tema que não podemos negligenciar nunca. Mas durante esse momento de stress intenso da pandemia, distanciamento, isolamento de atividades e falta de contato físico, esse é um assunto ainda mais urgente, especialmente para crianças e adolescentes, que se expressam muito pelo toque e pelo afeto. A Defensoria também está engajada em atuar na qualidade de vida das populações mais jovens”, pontua a diretora da ESDP, defensora pública Patrícia Sá Leitão.

Andreya Arruda alerta também para a passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. “Setembro [quando se promove o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio] acabou, mas a saúde mental é algo que precisa sempre ser lembrado. O webinário é uma proposta de reflexão, sobretudo por conta desse momento de pandemia, que um dos impactos que temos é em saúde mental”, pontua a psicóloga.

Ela lembra que crianças e adolescentes devem ser tratados com absoluta prioridade nos serviços psicossociais, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Por isso que o webinário vai ter profissionais que atuam com crianças e adolescentes em diversas esferas. A gente tem que ter um olhar mais sensível pra questões que envolvem essa população. Falar da saúde mental deles é cuidar um pouco do nosso futuro também”, finaliza Andreya Arruda.