Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Inscrições para seleção em programa de formação para mulheres atuarem como defensoras populares encerram nesta terça-feira (26.03)

Inscrições para seleção em programa de formação para mulheres atuarem como defensoras populares encerram nesta terça-feira (26.03)

Publicado em

Encerram nesta terça-feira (26.03), as inscrições para o projeto Defensoras Populares, programa da Defensoria Pública do Ceará (DPCE), Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Acesso à Justiça, e Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), que formará, ao longo de 12 meses, 100 mulheres em situação de vulnerabilidade selecionadas por meio de edital.

O projeto integra uma formação continuada em direitos humanos com a concessão de uma bolsa de estudos mensal para cada uma das mulheres que serão selecionadas por meio do edital. As vagas são destinadas apenas para mulheres líderes comunitárias, sejam elas negras, indígenas, quilombolas, jovens, ciganas, situações de vulnerabilidades como vítimas de violência,  mães solo, pessoas com deficiência, mulheres trans, lésbicas ou em situação que possam ser averiguadas vulnerabilidades e que possam ser impactadas pelo poder transformador da informação em direitos.

Interessadas devem inscrever-se por meio do preenchimento do formulário, disponível no anexo do edital, além da documentação solicitada. Tudo deverá ser encaminhado para o e-mail selecaodefensoraspopulares2024@defensoria.ce.def.br . O resultado do processo seletivo será divulgado em 19 de abril.

Ao longo do ano, essas mulheres serão capacitadas e informadas para disseminarem conteúdos, tirarem dúvidas sobre direitos e implementarem projetos de intervenções nas comunidades nas quais moram. A abrangência territorial será em Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Redenção, Acarape, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Macrorregião de Sobral. Ao todo, serão 50 vagas para a Região Metropolitana de Fortaleza, 30 para a região do Cariri e 20 para a Macrorregião Sobral.

“Essa iniciativa não apenas fortalece as participantes como também as aproxima do ambiente acadêmico, abrindo portas para uma maior compreensão e engajamento nas questões sociais. Ao investir nessa capacitação, estamos construindo uma base sólida para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a defensora geral do Ceará, Sâmia Farias.

Para tirar dúvidas sobre o processo basta entrar em contato com a equipe da Escola Superior da Defensoria Pública pelo número: (85) 3194-5044