Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Jovens em situação de acolhimento participam de processo seletivo para ingresso no Programa Jovem Aprendiz

Publicado em

Na última sexta-feira, 8 de fevereiro, 35 jovens, entre 15 e 17 anos, que estão nas unidades de acolhimento institucional de Fortaleza, participaram de um processo seletivo da Caixa Econômica Federal para o Programa Jovem Aprendiz, na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro). Exclusiva para os jovens dos abrigos, a seleção busca viabilizar o ingresso no mercado de trabalho e advém de um convênio firmado entre a Defensoria, por meio Núcleo de Defesa da Infância e da Juventude  da Defensoria (Nadij) com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em agosto de 2018.

nadih seleçãoAo completar 18 anos, os jovens saem das instituições de acolhimento e precisam seguir a vida de forma independente, muitos deles, sem apoio de familiares. O supervisor do Nadij, defensor público Adriano Leitinho, ressalta que é importante garantir aos jovens qualidade de vida dentro dos abrigos, para que a passagem deles pelas unidades seja a melhor possível, inclusive preparatória. “É essencial fornecer aos jovens autonomia, pois em algum momento eles vão sair, seja para uma família, ou não. Então prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho é fundamental” finaliza.

De acordo com a defensora pública titular do Nadij, Ana Cristina Barreto, a partir dos 15 anos torna-se cada vez mais difícil a adoção e conta que é este estímulo a autonomia é salutar. Ela conta que o Núcleo buscou a parceria com o CIEE, por uma necessidade diagnosticada nos abrigos, e que foi realizado um período de preparação deles para adentrar ao mercado e agora as vagas vem chegando para oportunizar estes meninos e meninas. “Estamos torcendo para que todos sejam selecionados, pois é um momento essencial para ingressar no mercado e adquirir autonomia financeira, além de experiência ” pontua.

Ao longo da preparação dos jovens, a Defensoria promoveu cinco oficinas de capacitação, em parceria com o CIEE. Durante as oficinas foram repassadas informações sobre a profissionalização, mercado de trabalho, possibilidades de atuação e programação. O treinamento contava com turmas nos períodos da manhã e tarde, além da carga horária de quatro horas-aulas e direito a certificação, totalizando 20 horas de formação.