Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Barbalha já têm atuação dos novos mediadores comunitários

Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Barbalha já têm atuação dos novos mediadores comunitários

Publicado em

“Olá, Sejam bem vindos à Defensoria do Ceará!  Agradecemos a oportunidade de compartilharem conosco suas vivências e de aprovarem essa forma de atendimento”. A saudação abre as sessões de mediação e conciliação da Defensoria que tem acontecido muitas vezes, em formato remoto, mas que conta com o valoroso auxílio de mediadores comunitários neste processo.   

“A mediação comunitária é uma ferramenta para o acesso à justiça de todos e todas. Isso significa dizer que está facultado ao cidadão não apenas o direito de acessar o poder judiciário, mas sim, de exercer plenamente sua cidadania e de ser protagonista da resolução de seus conflitos”, defende a assessora de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública do Estado do Ceará, defensora pública Lia Felismino. 

Ela exemplifica a importância da atuação dos mediadores comunitários na resolução de conflitos de maneira extrajudicial, ou seja, sem a necessidade das partes acionarem a justiça. “A mediação é essa uma ferramenta importante na resolução de conflitos tanto na capital como no interior do Estado. E, o ano de 2022 começou com o reforço de 14 novos mediadores comunitários em Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Barbalha. Todos os novos mediadores já estão realizando as suas atividades o que nos permitirá mais amplitude na atuação da Defensoria”, destaca.

Iguatu terá pela primeira vez mediadores comunitários atuando ao lado dos defensores, o que deixa entusiasmo na parceria. “É com imensa alegria que recebemos as novas mediadoras no Núcleo da Defensoria Pública de Iguatu. O reforço chega num momento crucial, em que a demanda da cidade, que conta com mais de 100 mil habitantes, é crescente, somado também aos reflexos da pandemia que assolam até então os mais vulneráveis”, comemora o defensor público George Freitas de Iguatu. 

Para ele, “a  necessidade de prosperar na resolução dos conflitos de forma  pacífica e extrajudicial, matéria prioritária nas Defensorias Cíveis em Iguatu, só tem a ganhar com o apoio  destes profissionais qualificados e dirigidos especificamente a este fim louvável”. 

Assim como Iguatu, Barbalha recebe pela primeira vez os mediadores. Para a defensora pública Paloma Machado Moreira, a chegada destes profissionais beneficia a sociedade já que são instrumentos da pacificação social. “A Defensoria Pública tem papel de destaque como agente ativo na solução extrajudicial dos conflitos. Acreditar na mediação é acreditar que nossos assistidos são capazes de solucionar seus problemas de forma rápida e segura, com o auxílio de um terceiro norteando um acordo, que é construído pelas mãos dos próprios interessados”, finaliza.

Conheça os novos mediadores da Defensoria:

Juazeiro do Norte – 

GERALDO ALVES SILVA

EUGÊNIA LUÍZA BRANDÃO SANTIAGO

FRANCISCA JANIELE FELIPE FEITOSA

JAMILA CÂNDIDO NEVES SILVA MONTEIRO

MAXWEL VALÉRIO CÂNDIDO

FRANCISCO LUCIANO DA SILVA CHAVES 

CRATO – 

LIVIA MARIA NASCIMENTO SILVA

JOANA LARA DE OLIVEIRA

ITALO FERREIRA DE ARAUJO

IGUATU – 

IARA MÔNICA DO CARMO BATISTA

ANTÔNIA LÚCIA ALBUQUERQUE OLIVEIRA

ANA LETÍCIA JORGE DE OLIVEIRA

KARINY MACEDO DUARTE

BARBALHA – 

JOELMA ROMÃO SILVA