Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mais de cem WhatsApps diários em nova rotina de trabalho para orientações ao primeiro atendimento

Mais de cem WhatsApps diários em nova rotina de trabalho para orientações ao primeiro atendimento

Publicado em

A tecnologia aproxima a Defensoria e o assistido. Desde o início do cenário de pandemia ocasionado pela Covid-19 e a condição de isolamento imposta para contenção do vírus, novas ferramentas têm sido essenciais para a garantia do acesso da população aos serviços da Defensoria Pública do Estado. Dentre todos os canais remotos viabilizados para atendimento dos assistidos e assistidas, o WhatsApp – ferramenta de bate-papo pelo celular –  tem se mostrado como uma forma eficiente de contato à distância e mantém uma média de cem atendimentos diários, que servem para dar orientações e encaminhamentos para os núcleos especializados.

Em meio às demandas recebidas, as mais recorrentes são referentes a Direito de Família, como divórcio, pedido de alimentos e guarda, seguidas por outras demandas do Direito Cível, como busca e apreensão, suprimento de óbito e inventário. A defensora pública e coordenadora das Defensorias da Capital (CDC), Sulamita Alves Teixeira, explica que o ano de 2020 exigiu que a instituição atuasse com agilidade, disponibilizando-se formas remotas de acolhimento à população. “Hoje temos duas portas de acesso para o atendimento inicial e encaminhamento aos setores especializados, que é o Alô Defensoria – Ligue 129,  já  bastante conhecido e agora também o Whatsapp Business, número de telefone (85) 98982-5576, que foi implantado no mês de junho de 2020, como um suporte ao grande fluxo e procura”, pontuou a coordenadora.

A assistida Sergiany Vieira Rego, 28 anos, autônoma, procurou a Defensoria por meio do Whatsapp e recebeu as orientações sobre como dar entrada em um processo de adoção socioafetiva. “Estava apreensiva se conseguiria dar encaminhamento ao processo nesse cenário de pandemia, mas o atendimento foi super ágil. Recebi pelo Whatsapp todas as informações sobre documentos e junto os contatos do Núcleo onde eu daria entrada na documentação. Já separei toda a documentação e enviei. Agora é só aguardar o processo ser protocolado. Estou ansiosa para ter em mãos a certidão da minha filha atualizada!”, compartilha.

“Por ser bastante utilizado pelas pessoas na rotina diária, o aplicativo de mensagem tem sido um meio de comunicação eficiente e prático e entre todas as dificuldades enfrentadas, essas ampliações tem nos ajudado a aperfeiçoar nossos serviços. Queremos que o canal permaneça na rotina de atendimento da instituição”, contextualiza Sulamita.

Para o primeiro atendimento, é necessário fornecer alguns dados, como já orienta a mensagem automática de recebimento do contato, são eles: nome completo, idade, bairro, e o detalhamento da orientação pretendida. Após isso, o atendimento entra para fila, seguindo a ordem de chegada.

“A procura pelo atendimento é bem intensa, então contamos com a compreensão e apoio de todos e todas em relação ao prazo de resposta, pois é necessário seguir a ordem e a procura é grande, mas seguimos empenhados em oferecer um atendimento de excelência para nosso público”, destaca a defensora pública.

Seviço:

Whatsapp da Defensoria – (85) 9 8982-5576 – De segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h.