Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Maracanaú recebe primeira edição de 2024 da Defensoria em Movimento e faz mais de 100 atendimentos

Maracanaú recebe primeira edição de 2024 da Defensoria em Movimento e faz mais de 100 atendimentos

Publicado em
Texto: Kamilla Vasconcelos
Fotos: Matheus Araújo, estagiário em Jornalismo

Nesta quinta-feira (8/2), a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) finalizou o atendimento da Defensoria em Movimento em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Desde a terça-feira (6), a estrutura de carreta ficou estacionada na Praça do Mucunã com a equipe de defensores públicos e colaboradores que realizaram 72 atendimentos de triagem e 31 agendamentos defensoriais, somando 103 casos em três dias.

Dentre eles, estava a dona de casa e mãe solo de três filhos, Francisca Kelvia, de 29 anos, que aproveitou a passagem da ação no distrito para solicitar a pensão alimentícia de uma das filhas. “Fazia tempo que eu queria dar entrada, só que como eu tenho outras crianças, dificulta pra ir até a Defensoria. Mas quando eu soube do caminhão nas redes sociais, eu vim logo, porque é mais perto da minha casa. Acho que com essa pensão vai melhorar porque agora ela vai ter todos os direitos dela por justiça. Eu tentei chegar em acordo verbalmente, mas não deu certo”, explica. 

Quem também soube da ação pelas redes sociais foi Wilza Carla, de 32 anos. Há um mês, ela é atendente de telemarketing e sustenta sozinha o filho de 14 anos. Aos fins de semana, para complementar a renda, continua mantendo alguns atendimentos de manicure que realizava antes do atual emprego. Procurou a DPCE também para solicitar o que deveria ser dado sem precisar de intervenção: a pensão alimentícia para o adolescente. “Foi super rápido o atendimento e deu tudo certo já. Na terça-feira eu vim, agendei, e hoje eu falei direto com a defensora. Estou saindo agora com o resultado em mãos pra eu poder dar  continuidade nesse assunto. Eu espero é que venha mais vezes, porque o atendimento é nota dez”, pontua. 

O aposentado Francisco Alves da Silva, de 64 anos, foi um dos contemplados pelo projeto. Morador da região desde a infância, em uma caminhada despretensiosa viu a estrutura de carreta da Defensoria estacionada na praça. “Decidi parar e me informar o que era. E aí eu soube que podia resolver meu divórcio. Porque já faz mais de 20 anos que eu me separei, aí às vezes a gente precisa de um documento que não seja mais como casado. Da última vez, pra tirar a identidade, eu precisei deixar como casado mesmo”, afirma. Francisco, inclusive, já tem outra companheira, além de um filho, fruto dessa nova relação. Agora, com o papel do divórcio na mão, ele tem a oportunidade de reescrever uma nova história.

A defensora pública e assessora de relacionamento institucional da DPCE, Lia Felismino, esteve presente durante os atendimentos e reiterou a importância da ação. “O projeto visa aproximar a população dos serviços da Defensoria. Através dessa carreta, a Defensoria pode estar nos bairros, nos municípios, nos territórios mais distantes para facilitar esse acesso da população aos serviços da instituição. Essa é a primeira edição, mas ao longo desse ano teremos outras edições, tanto em Fortaleza, Região Metropolitana, como também em outros municípios do estado”. Além dela, compareceu à estrutura o defensor e subcoordenador das Defensorias no Interior, Guilherme Queiroz. 

A Defensoria em Movimento percorre bairros e cidades do interior para levar o atendimento à população mais vulnerabilizada. Associações de bairros, movimentos sociais e organizações da sociedade civil podem solicitar o projeto  enviando um e-mail para: arins@defensoria.ce.def.br ou pela Ouvidoria Externa pelos contatos (85) 3194.5066 e (85) 98706.6323.