Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

“Minha Escola Ensina Direitos” inicia ciclo de ações educativas em 14 escolas públicas a partir de terça-feira (23/04)

“Minha Escola Ensina Direitos” inicia ciclo de ações educativas em 14 escolas públicas a partir de terça-feira (23/04)

Publicado em
texto: Kamilla Vasconcelos 
Ilustração: Valdir Marte

O conceito sobre direitos e deveres dos cidadãos é ensinado ainda muito cedo em sala de aula. Apesar do esforço pedagógico para explicar a temática, muitos ainda são os questionamentos sobre o que, de fato, significa na prática. Com o objetivo de estimular o debate sobre educação em direitos entre o público mais jovem, a Defensoria Pública do Ceará do Ceará (DPCE), em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) do Governo do Estado do Ceará, inicia nesta terça-feira (23/04) um ciclo de ações educativas para estudantes de escolas públicas, o projeto “Minha Escola Ensina Direitos”. A ação tem ainda o apoio da Prefeituras Municipais de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca. 

A primeira atividade ocorre em Fortaleza, na Escola Professor Antônio Girão Barroso, no bairro Jangurussu e terá condução dos defensores públicos Raul de Souza, Jaqueline Torres e Guilherme Queiroz. Nesta roda de conversa inaugural, serão abordados diálogos sobre a atuação da Defensoria, além do bullying e cyberbullying.

“A importância do projeto é levar a educação em direitos para as escolas públicas, como uma das atribuições institucionais da Defensoria Pública, para que os jovens tenham conhecimento aprofundamento das temática sobre os seus direitos, sendo esses jovens capacitados para fazer a difusão no ambiente escolar e ainda saberem como agir em caso da violação deles”, pontua a coordenadora das Defensorias do Interior, Renata Peixoto.

Os encontros acontecerão de forma mensal, com turmas de até 20 alunos(as) e abrangem 14 escolas nas cidades de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca. Esses(as) adolescentes cursam o oitavo ou nono ano do Ensino Fundamental II. Serão, ao todo, nove temas tratados em todo o programa: atuação da Defensoria; bullying e cyberbullying; direitos da infância e trabalho infantil; violência de gênero; saúde mental e suicídio; direitos humanos: racismo, xenofobia, homofobia e transfobia e violações contra pessoas com deficiência; direito à defesa: segurança pública e cidadania; e direitos do consumidor: golpes e alertas.

Cronograma para rodas de conversa: 

Fortaleza

23/04:  EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Território IV);

25/04:  EMTI José Carvalho (Território III);

26/04:  EMTI Álvaro Costa (Território I);

26/04:  EMTI Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira (Território II); 

29/04:  EMTI Aldemir Martins (Território V).  

Maranguape

24/04: Direitos Humanos – EMEF;

24/04: João Cirino Nogueira – EMEF;

24/04: Zilda de Barros de Medeiros – EMEF;

25/04: Maria Eugênia de Oliveira – EMEF;

25/04: Antônio Luiz Coelho.

Itapipoca

25/04: EEB Dr. Geraldo Gomes de Azevedo;

25/04: EEB José Lins de Albuquerque;

25/04: EEB Monsenhor Antônio Tabosa;

25/04: EEB Pedro Teixeira Barroso.