Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

#NaPausa alcança mais de 23 mil pessoas: debates e educação em direitos no Instagram

Publicado em

WhatsApp Image 2020-06-16 at 15.19.44

Prestes a completar três meses no ar, o #NaPausa superou nessa segunda-feira (15/6) a marca de 23 mil pessoas alcançadas nas transmissões sobre direitos no Instagram. Desde 25 de março, quando iniciou, o projeto já promoveu 33 lives com defensores públicos cearenses e convidados de renome em diversas áreas e de vários estados do Brasil.

O #NaPausa é fruto de parceria da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) com a Associação das Defensoras e Defensores do Ceará (Adpec) e foi uma fórmula encontrada para manter aceso o debate sobre a garantia de direitos da população neste período de isolamento social, no qual os atendimentos estão sendo feitos de maneira remota, com defensores e colaboradores atuando de casa.

“O desejo de estar perto nos desafiou a usar as redes sociais como forma de nos aproximarmos do nosso público, levando informação e capacitação. A Escola precisou estar ainda mais atenta às informações que circulam, identificando as principais necessidades das pessoas, sejam defensores, colaboradores, estagiários e sociedade, para escolher temas que melhor contribuem nesse momento de pandemia, mesclando educação em direitos, esclarecimentos, informações de qualidade e entretenimento. O #NaPausa proporciona esse intercâmbio, trazendo contribuições de todos os lugares do Brasil e até mesmo de quem está em outro continente, e assegurando a efetividade de nosso papel institucional. Estamos felizes com o sucesso do projeto”, diz a diretora da ESDP, Patrícia Sá Leitão.

A média é de 700 pessoas alcançadas em cada live. “Nosso principal papel, enquanto defensoras e defensores, é levar as questões reais das vidas concretas para as instâncias de poder. E as redes sociais em tempos de pandemia são uma instância de poder, de circulação da informação, o principal insumo da modernidade. Assim, o #NaPausa cumpre um papel importante de trazer temas relevantes para um debate descontraído e democrático. Temos visto a repercussão de vários modos, inclusive em desdobramento das discussões em outros espaços. A Justiça que precisamos é um processo no qual a informação de qualidade revela-se cada vez mais necessária”, sintetiza a presidente da Adpec, Amélia Rocha.

Até o momento, a transmissão de maior alcance foi a que discutiu “Direito de guarda em tempos de Covid-19”, realizada em 4 de maio com a defensora Roberta Quaranta e o advogado pós-doutor em Direito e especializado em Família e Sucessões, professor Conrado Paulino. Ela falando de Fortaleza; ele, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e quase 4.000 pessoas impactadas.

As transmissões acontecem nos perfis da DPCE (@defensoriaceara) e da Associação (@adpec), alternadamente, às segundas, quartas e sextas-feiras, e são disponibilizadas na ferramenta IGTV para quem não conseguiu acompanhar ao vivo e tem interesse em assistir ao debate.

A próxima live acontecerá nesta quarta-feira (17/6), às 17 horas, no @defensoriaceara. Colocará em pauta o tema “Liberdade de expressão e Estado Democrático de Direito”. O debate será feito pela defensora pública cearense Mayara dos Santos Rodrigues Mendes e pelo doutor em Direito, ex-juiz do TRE/RS e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), professor Ingo Sarlet.

WhatsApp Image 2020-06-16 at 09.24.33