Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

#NaPausa se aproxima dos 100 mil espectadores às vésperas da centésima edição

#NaPausa se aproxima dos 100 mil espectadores às vésperas da centésima edição

Publicado em

Com o aumento da interação nas redes sociais devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) observou uma oportunidade de promover educação em direito através de debates qualificados pelo Instagram. Desse modo, nasceu o #NaPausa, projeto que se aproxima da 100ª edição perto de alcançar os 100 mil espectadores.

Diretora da ESDP, a defensora pública Patrícia de Sá Leitão comemora o marco. “No início, não era possível imaginar que conseguiríamos chegar tão longe. E o melhor: chegamos até aqui promovendo efetivamente inclusão social e educação em direitos. Além disso, o #NaPausa aproximou a sociedade da Defensoria, vez que em toda live há a participação de um defensor ou de uma defensora. Se fisicamente estamos distantes, virtualmente ficamos mais próximos, democratizando cada vez mais o acesso à justiça”, destaca.

O primeiro #NaPausa foi ao ar em 25 de março de 2020 e teve como tema “A comunicação compassiva em tempos de pandemia”. Participaram do bate-papo a defensora pública Emanuela Vasconcelos Leite, à época supervisora do núcleo de Sobral, e Amanda de Oliveira, psicóloga atuante no projeto “Laços de Família”, da DPCE. Dentre os encontros virtuais realizados até hoje, a live que mais somou visualizações ocorreu no dia 4 de maio de 2020 e teve como tema o “Direito de Guarda em tempo de Covid.”

Na ocasião, a supervisora do Núcleo de Resposta ao Réu, Roberta Quaranta, e o professor de Direito em Família, Conrado Paulino, conversaram sobre a temática. “Foi um grande prazer debater ao lado do professor Conrado Paulino sobre um assunto tão instigante e que ainda desperta tantos questionamentos, mormente nos períodos de isolamento social vivenciados, em razão da extraordinariedade de todos os acontecimentos e do surgimento de situações jurídicas e fáticas nunca antes imaginadas”, sublinha Quaranta. A transmissão acumula mais de quatro mil visualizações e manteve o maior número de contas alcançadas desde então.

Ao todo, só em 2020, foram 65 lives e mais de 51 mil espectadores. Os encontros abordaram temas diversos, desde a importância da Consciência Negra e as Resistências Plurais na Luta Antirracista até a necessidade de orientação com relação ao Câncer de Mama e a Saúde Mental na Pandemia.

A diretora ressalta a importância da diversidade de olhares no projeto. “O #NaPausa aborda temáticas variadas, com foco nas demandas em debate na Defensoria, especialmente aquelas que circundam o público de maior vulnerabilidade e as minorias. Temas como o combate ao racismo e à lgbtqia+fobia, questões de gênero, saúde pública, ações de família e relativas ao direito penal estão entre os temas que perpassam a atuação da DPCE e são debatidos nas lives”, pontua.

Em 2021, o projeto teve continuidade e a cada edição tem buscado abordar demandas concernentes à procura das populações vulneráveis nos balcões da DPCE, bem como oferecer adequado direcionamento aos envolvidos em processos judiciais e que precisam de assistência jurídica.

Destaca-se, entre as temáticas, o encontro do dia 12 de abril de 2021, que abordou “A Prisão Preventiva em tempos da Covid-19 e o Pacote Anti-Crime”. A edição foi assistida por mais de 3,5 mil pessoas e, até o momento, é a live mais assistida do ano e a segunda mais popular desde o início do projeto. Com 33 lives ao longo de 2021, o #Na Pausa soma um total de público de quase 40 mil espectadores.

O #NaPausa é um projeto da Escola Superior que conta com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).

LIVES MAIS ASSISTIDAS EM 2020
* 11.05 – Pandemia do novo coronavírus e desigualdade social – (1.558 visualizações)
Antonio Silva Lima Neto – Médico epidemiologista / Mariana Lobo – Defensora Pública do Estado do Ceará

* 10.06 – Falsas Memórias e a Psicologia do Testemunho – (1.488 visualizações)
Gustavo Noronha de Ávila – Doutor em Ciências Criminais e pós-doutor em Psicologia / Lara Teles Fernandes – Defensora Pública do Estado do Ceará

* 24.07 – Persecução penal e tráfico de drogas – (1.441 visualizações)
Saulo Mattos – Promotor de Justiça da Bahia / Lia Felismino – Defensora Pública do Estado do Ceará

LIVES MAIS ASSISTIDAS EM 2021
* 25.05 – Equidade e Direitos para Povos Indígenas – (2.807 visualizações)
Sonia Guajajara – Liderança indígena e ex-candidata à vice presidenta da República / Diego Miguel Cardoso – Defensor Público do Estado do Ceará

* 18.05 – Combate a exploração sexual de crianças e adolescentes – (1.752 visualizações)
Dinnah Amaro – Psicóloga do Programa Rede Aquarela (FUNCI) e da Delegacia de Combate a Exploração da Criança e do Adolescente (DCECA) / Julliana Andrade – Defensora Pública do Ceará e supervisora do Nadij

* 17.06 – Racismo, problema de quem? – (1.673 visualizações)
Haroldo Guimarães – Advogado, professor, ator e ativista do Movimento Negro / Victor Montenegro – Defensor Público e Assessor de Desenvolvimento Institucional