Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Novo Comando da Polícia Militar com foco na prevenção terá apoio da DPCE

Novo Comando da Polícia Militar com foco na prevenção terá apoio da DPCE

Publicado em

Na noite de quarta-feira (29) foi inaugurado o Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), no Mucuripe. A defensora geral Elizabeth Chagas prestigiou a inauguração ao lado da governadora Izolda Cela, do secretário Sandro Caron e do Comandante da Polícia Miliar, Coronel Márcio Oliveira.

Em sua fala, Elizabeth destacou a relevância daquela corporação, que terá 645 policiais militares atuando em Fortaleza e Região Metropolitana em uma estratégia de segurança mais focada na aproximação com a comunidade. “A Defensoria estará a disposição deste agrupamento, por entender que a prevenção e é a chave para uma sociedade mais pacífica. O novo Batalhão é um projeto que tem a marca da governadora Izolda, que acompanho e pensa neste enfoque preventivo, a Defensoria está aqui porque irá integrar este equipamento agregando os defensores populares, um projeto importante de capacitação das lideranças comunitárias em direitos”, disse.

Dentre as ações, terá a primeira sala de mediação da Polícia Militar, experiência inédita no Ceará. “Teremos uma presença junto às escolas, queremos conhecer quem é quem nas comunidades, entender o seu perfil e a dinâmica, com uma presença focada em situações na qual as pessoas enfrentam em meio a violência, como as ameaças, expulsão de casas. Mas além disso, a importância de ter a retaguarda social, com a SPS presente para atender e dar aqueles encaminhamentos que a polícia não consegue, e que as políticas públicas possam fazer pelos atingidos pela violência”, ressaltou a governadora do Ceará.

O novo comando terá a sua frente o Major Messias Mendes, destacado pelo comando da PM como “profundo conhecedor do policiamento comunitário, e que conhece todas as nuances da atuação desse tipo de policiamento”.