Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Novo número para acionar a Defensoria em casos de violência contra a mulher

Publicado em

índice

A Casa da Mulher Brasileira implantou uma ferramenta para facilitar o atendimento nesses tempos de pandemia. O Siga-me permite que a equipe de todos os órgãos em funcionamento receba as ligações feitas para o telefone fixo em seus telefones celulares. Agora para ter acesso ao Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica da Defensoria (nudem), em Fortaleza, basta acionar  pelo (85) 3108.2986. Outros Núcleos da Defensoria, como as Defensorias de Família e o Nudep já utilizam a ferramenta, facilitando a compreensão do assistido para acessar a rede dos atendimentos remotos.

O equipamento é coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e reúne Defensoria Pública do Estado/Nudem,  a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza; o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; o Ministério Público; a Prefeitura de Fortaleza, com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher Francisca Clotilde e o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher.

A defensora pública e supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) de Fortaleza, Jeritza Lopes destaca que o objetivo é facilitar cada vez mais o atendimento nesse período, possibilitando uma comunicação integrada e alinhamento entre as instituições, já que é sabido que a convivência constante pode potencializar a condição de opressão e violência e ainda dificulta a busca por ajuda e em fazer a denúncia. “Estamos empenhados em oferecer canais de atendimentos acessíveis, facilitando a forma das mulheres vítimas de violência consigam garantir seu atendimento”, explica Jeritza Lopes.

Desde o início da pandemia e da condição de isolamento imposta para contenção do novo coronavírus (Covid-19), a instituição tem se mobilizado junto com representantes de instituições e secretarias e também com os integrantes dos movimentos de mulheres do Estado para tratar sobre a assistência às mulheres vítimas de violência no cenário atual.

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) registraram um aumento de quase 40% nas denúncias feitas ao Ligue 180 durante o mês de abril – o primeiro vivido inteiramente sob isolamento social no Brasil desde o início da crise – em relação ao mesmo período de 2019.

Serviço:

Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica da Defensoria (Nudem)

Atendimento Geral:

(85) 3108.2986 – 8h às 17h

Atendimento Psicossocial:

(85) 9 8560 – 2709 – 8h às 14h

(85) 9 9294 – 2844 – 11h às 17h