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Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja) atua remotamente junto às demandas no âmbito do sistema socioeducativo

Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja) atua remotamente junto às demandas no âmbito do sistema socioeducativo

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A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja), vem atuando remotamente junto às demandas no âmbito do sistema socioeducativo, mesmo com a suspensão das audiências presenciais de apresentação dos adolescentes privados provisoriamente de liberdade  (previstas no art. 184 do Estatuto da Criança e do Adolescente).

A escala de teletrabalho faz parte das medidas preventivas fixadas contra a infecção pela Covid-19 para o distanciamento social. Para garantir o acesso à Defensoria Pública, canais de atendimentos remotos foram disponibilizados para receber as demandas da população. O Nuaja segue executando suas atividades de segunda a sexta, pelo número de whatsapp, disponibilizado inclusive para envio de documentos.

A defensora pública e supervisora do Nuaja, Andrea Rebouças, ressalta que é muito importante que a população saiba que a Defensoria Pública continua atuando, apesar da restrição sanitária que nos impõe o isolamento social. “Sabemos que situações de crise como essa que estamos vivendo, acabam acentuando as vulnerabilidades e que temos que nos reinventar, estabelecendo novas formas de garantir o atendimento. O Nuaja está com a sede fechada, mas os defensores públicos continuam peticionando nos processos. Os atendimentos continuam e para isso disponibilizamos número de whatsapp e também e-mail. Basta que o assistido mande uma mensagem para o nosso whatsapp explicando sobre o seu caso, e após análise, daremos os encaminhamentos necessários, sejam de natureza administrativa e/ou processual. Em sendo necessário poderão ser solicitados alguns documentos, pontua Andrea Rebouças.

A documentação básica é: CPF, RG, certidão de nascimento, comprovante atualizado de endereço, matrícula da escola (caso a pessoa esteja estudando), podendo ser requisitado pelo defensor público alguma documentação específica.

A defensora pública geral Elizabeth Chagas frisa que a ausência do atendimento presencial não muda a eficiência, o compromisso e a responsabilidade dos defensores na realização de suas atividades. “O atendimento presencial, sem dúvidas, é um diferencial da Defensoria e nos permite uma aproximação maior, uma escuta mais cuidadosa, contudo, destacamos que o anseio é de podermos estreitar os laços e prezar pelo bom acolhimento do nosso assistido mesmo pelos meios remotos. E vamos usar a tecnologia A expectativa é de poder tê-los logo em nossas sedes, mas enquanto isso não é possível, estaremos disponíveis por meio de telefones e e-mails específicos para cada área de atuação da instituição. Quem tiver dúvidas pode ligar para o Alô Defensoria, discando o número 129 ou acessar a ferramenta (Saiba como falar com a Defensoria durante a pandemia) que temos em nosso site com todos os contatos”, explicou Elizabeth Chagas.

Serviço

Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja)
Celular: (85) 98948-9267 (Whatsapp para envio de documentos e demais orientações)
E-mail: nuaja@defensoria.ce.def.br