Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Núcleo de Petição Inicial realiza atendimento nesta segunda-feira (11) só com mulheres

Núcleo de Petição Inicial realiza atendimento nesta segunda-feira (11) só com mulheres

Publicado em

Texto: Ana Paula Lopes
Fotos: ZeRosa Filho

“Chega um tempo na vida da gente que parece que não nos reconhecemos mais. Faz tempo que eu não me cuido”. A fala é de Ritele Castro Rodrigues, 39 anos, mãe de uma menina de dois anos. Disse ela, olhando surpresa no espelho pelo resultado da maquiagem. Ritele veio à Defensoria Pública do Estado do Ceará para dar entrada em um pedido de pensão alimentícia, mas em meio ao atendimento, foi surpreendida por serviços de autocuidado, atendimento psicológico e orientação profissional.

A ação faz parte da campanha institucional “Mulher de Direitos”, que realiza uma série de atendimentos, durante todo o mês de março, em diversos núcleos especializados, com palestras e ações de educação sobre a garantia de direitos das mulheres. Nesta segunda-feira (11), foi a vez do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi), localizado na sede DPCE que, no clima de comemoração do Dia Internacional da Mulher, preparou uma programação de atendimento exclusivo para mulheres. Ao todo, 43 mulheres foram atendidas para orientações acerca das demandas sobre ações judiciais com as defensoras. O pedido de Execução de Alimentos foi uma das mais recorrentes. O momento contou com apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS), do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine IDT) e profissional Mary Kay.

“Já fui atendida pela defensora, recebi todas as orientações. O acolhimento daqui é um grande diferencial. Agora vou para o trabalho com as energias renovadas. Maquiada e perfumada. É muito bom olhar no espelho e me enxergar assim. Não podemos baixar a cabeça.  Espero que esse projeto se repita”, compartilhou Ritele.

“Organizamos essa manhã oferecendo não só o nosso atendimento, mas uma acolhida diferente, com atração musical, serviços de beleza e profissional, falas explicando a importância da mulher e o papel dela. A gente já percebe que as mulheres estão saindo daqui de uma forma melhor, maquiadas, com corte de cabelo, encaminhadas ao balcão de serviços e oportunidades do Sine. Promover essas ações para que as pessoas se sintam valorizadas, acolhidas e tenham uma visão ainda melhor do que é essa instituição maravilhosa que é a Defensoria Pública”, frisou Natali Pontes, defensora pública e supervisora, Natali Pontes.

Mayra Viana, 50 anos, participou do corte de cabelo e ainda aproveitou a oportunidade para dar uma palhinha com a banda “Choromingando”, do Espaço Viva Gente (EVG), que animou a sala de espera. Mayra escolheu a sua música preferida – “O bêbado e o equilibrista” – e convocou as outras mulheres para cantar junto. “Eu amo música! Essa iniciativa foi maravilhosa! Eleva a nossa autoestima. A mulher tem que sonhar mais, correr atrás dos seus objetivos. Isso aqui colabora para darmos o primeiro passo, uma pausa para se cuidar, se olhar. Afinal, a gente cuida tanto dos outros e não cuida de si”, ressaltou.

Para a psicóloga e supervisora do setor Psicossocial, Andreya Arruda, a promoção de ações integradas fortalecem o acesso aos direitos. “Entendemos que dar esse suporte é um grande diferencial na vida de nossos assistidos. Nessa ação voltada às mulheres possibilitamos que elas se sintam cuidadas e se empoderem. Por meio do serviço do Sine IDT conseguimos encaminhar 13 mulheres para vagas de emprego. Esses resultados são muito gratificantes, pois sabemos que é um passo que possibilitam ter acesso a novas oportunidades, possam sonhar e ter seu ânimo renovado”, pontuou.

 

Acompanhe a programação “Mulher de Direitos”

– 21/03 – defensores públicos  e a equipe psicossocial farão palestras sobre  direitos das mulheres na sede da Defensoria em Iguatu.

– 22/03 – Mutirão de atendimento no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), quando defensoras públicas atenderão as mulheres em situação de cárcere e farão a análise processual.

– 26/03 – Ação concentrada na sede da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte, no Cariri, com palestras, blitz com entrega de material educativo e serviços voltados às mulheres.

Horário: A partir de 8h

Local: Núcleo da Defensoria em Juazeiro do Norte – Av. Presidente Médici, 631, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte