Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudem participa de evento em celebração ao 4° aniversário da Casa da Mulher Cearense

Nudem participa de evento em celebração ao 4° aniversário da Casa da Mulher Cearense

Publicado em

Na manhã de terça-feira (31) aconteceu uma solenidade em comemoração ao 4º aniversário da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza. Dentre a programação, foram ofertados serviços de saúde, terapias holísticas e cursos de defesa pessoal, com a Patrulha Maria da Penha. A defensora pública e supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), Jeritza Braga, esteve presente no momento representando a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). O evento contou ainda com a participação da vice-governadora, Jade Romero.

Além dos serviços prestados na manhã do dia 31 para as cearenses, autoridades representantes dos órgãos públicos divulgaram um relatório com as ações desenvolvidas pela Casa da Mulher Brasileira nos últimos anos. 

Jeritza Braga destaca a importância do equipamento, inclusive no período de pandemia, uma vez que dos quatro anos de atuação da Casa, dois anos foram no período pandêmico. Tempo em que a Defensoria Pública também permaneceu com os atendimentos. “A Casa da Mulher Brasileira representa um importante equipamento na prevenção, no combate e na repreensão à violência contra as mulheres. A Defensoria Pública contou com quase 22 mil atendimentos em favor das mulheres, além do acompanhamento às ações criminais  e à interposição das mais variadas espécies de ações cíveis”.

Nos seus quatro anos de existência, o aparelho já atendeu mais de 162 mil  mulheres, representando uma média de cem mulheres por dia nesse período. O evento contou também com a presença da titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; e da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto, além de gestoras de políticas para mulheres e autoridades. 

“A Defensoria também conta com uma equipe multidisciplinar, formada por uma assistente social  A Casa da Mulher Brasileira, além do atendimento da Defensoria Pública,  também com os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, do Ministério Público, Juizado da Mulher,  Centro de Referência, que juntos realizam  um atendimento ágil, especializado, oferecendo novas perspectivas, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino”, finaliza a defensora pública Jeritza Braga.