Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudesa realiza atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Publicado em

evento saude  nudesa

Nesta sexta-feira, dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou uma série de ações educativas voltadas para a população que esteve na sede administrativa do órgão.

Defensores públicos, estagiários e colaboradores do núcleo forneceram um café da manhã para os assistidos que buscaram atendimento e prestaram orientações jurídicas, esclareceram dúvidas, realizaram encaminhamentos, distribuíram cartilhas, material de apoio e atividades de educação em direitos voltadas especificamente para o tema.

As demandas da área de saúde continuam sendo as campeãs na busca por atendimento jurídico na Defensoria Pública. Diariamente cerca de 30 novos pedidos chegam ao Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), que integra o Núcleo Central de Atendimento do órgão, principal porta para quem busca acesso à justiça gratuita em Fortaleza. Durante o ano de 2016, o Nudesa contabilizou 5.667 atuações.

Diante da crescente demanda, a Defensoria criou o programa Defensoria Em Ação por Mais Saúde, que estabelece um fluxo administrativo a ser percorrido para evitar o atraso de demandas que podem ser solucionadas extrajudicialmente. Assim, foi criado o Núcleo de Atendimento Inicial em Saúde (NAIS), que unificou o canal de comunicação entre Estado, Defensoria e município de Fortaleza, e possui um prazo para responder à solicitação de um assistido, da melhor maneira existente, para que o problema seja resolvido, sem que a Justiça seja acionada.