
Oficina prática promovida pelo MPCE e Defensoria Pública do Estado discutirá Justiça Restaurativa
A oficina prática Justiça Restaurativa, destinada a integrantes do sistema de Justiça local, acontecerá na próxima segunda-feira (16/01), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no Cambeba, das 9 às 12 horas. O evento, na modalidade presencial, é promovido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).
A atividade será conduzida pelo palestrante Dominic Barter, que é precursor dos círculos restaurativos no Brasil, especialista no tema e desenho de sistemas sociais dialógicos. A finalidade do encontro é discutir a perspectiva da justiça restaurativa para atuação profissional de membros e servidores do sistema de justiça, tendo em vista que a prática consiste na solução de conflito com base na criatividade e sensibilidade, a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. O conceito, portanto, amplia a compreensão sobre aplicar o Direito de maneira colaborativa entre as partes.
Poderão participar da oficina membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE, da Defensoria Pública do Estado e do sistema de justiça. O evento terá carga horária de 3 horas/aula. As inscrições podem ser feitas na plataforma da ESMP/CEAF, no link https://cursos.mpce.mp.br/.
SERVIÇO
Oficina Prática: Justiça Restaurativa
Data: 16/1/2023
Horário: 9h às 12h
Modalidade: Presencial
Local: Auditório da PGJ (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 130 – Cambeba, Fortaleza)
Público-Alvo: Membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE, da DPE e do sistema de justiça
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Carga horária: 3 h/a