Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Parcerias com as prefeituras possibilitam atendimentos psicossociais em Iguatu e Várzea Alegre

Parcerias com as prefeituras possibilitam atendimentos psicossociais em Iguatu e Várzea Alegre

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (22), a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou uma solenidade para formalizar a implantação do setor de psicossocial nas cidades de Iguatu e Várzea Alegre. Por meio do convênio, os executivos municipais irão ceder profissionais psicólogos e assistentes sociais para atuarem na sede da Defensoria nos municípios.

A solenidade aconteceu em Iguatu e contou com a presença da defensora pública Camila Vieira Nunes Moura, supervisora do Núcleo de Estágio, da psicóloga responsável pelo setor psicossocial da Defensoria, Andreya Arruda, do prefeito de Iguatu, José Ronald Gomes Bezerra, das defensoras titulares Adriana Abreu e Miriam Lopes, além de representantes da prefeitura de Várzea Alegre e de colaboradores que irão compor a equipe.

“Demos passos importantes para a efetiva expansão da Defensoria por todo o Ceará. Essas parcerias com as prefeituras, com mútua colaboração, são fundamentais para que a população tenha um acesso à justiça mais próximo e humanizado”, endossou a defensora pública Camila Vieira.
Para a coordenadora do setor, Andreya Arruda, a Defensoria vem se consolidando como um amparo especializado a quem procura garantir seus direitos. “O psicossocial da Defensoria começou em 2015 e está crescendo muito rápido. Cada vez mais eu venho percebendo que todos os defensores vem valorizando, vem reconhecendo a importância desse múltiplo olhar, congregando a oferta da assistência integral e olhar para além da demanda jurídica dessas pessoas”, destacou Andreya.

Para o prefeito de Iguatu, José Ronald Gomes Bezerra, é muito importante a prefeitura ser parceira da Defensoria. “Hoje assinamos um convênio de cessão de funcionários que vão auxiliar os defensores no atendimento aqui. A Prefeitura sempre foi e sempre será parceira da Defensoria Pública em Iguatu e estamos de portas abertas para essa instituição que vem fazendo um excelente trabalho. Sabemos que a demanda da Defensoria aumentou tanto que tiveram que mudar de prédio e é fundamental essa assistência às pessoas necessitadas. Só tenho a agradecer a Defensoria do Estado por ter colocado nosso município defensoras tão excelentes”, pontuou o prefeito de Iguatu.

Representando a prefeitura de Várzea Alegre, o vereador Otoniel Fiuza de Alencar Junior também estava na solenidade. Para ele , a Defensoria “é fundamental na defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Eu sou advogado e fui estagiário da Defensoria Pública, e sei da importância da Defensoria na nossa cidade. A gente fica muito feliz e é nosso dever, enquanto representante do povo, enquanto parceiro de serviço público, dar estruturação e suporte para que a Defensoria possa fazer o seu papel fundamental na defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou Otoniel.

O vereador pontuou que a cidade ficou mais de dez anos sem defensores públicos e a ampliação do núcleo com o atendimento psicossocial é um importante avanço. “A gente sabe das dificuldades orçamentárias que a Defensoria Pública passa, sabemos da carência de defensores públicos por todo o estado, por todo o país, e a gente é conhecedor, não só da importância da Defensoria, mas dessa realidade e da necessidade que a Defensoria precisa ter muito mais suporte e olhar das autoridades políticas também para que o orçamento da instituição seja cada vez maior e consiga dar suporte e atendimento a isso” complementou.

A diretora da Universidade Regional do Cariri, Natália Barros, também participou da solenidade, que após teve visita oficial das defensoras presentes à cidade. “A Defensoria aqui na nossa cidade é muito ativa e nós compreendemos que as demandas são muito grandes. Estar trabalhando e reforçando o papel da Defensoria em seu aspecto também psicossocial, é extremamente importante”.