Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

População do Canindezinho é atendida em Van de Direitos da DPCE durante mutirão do projeto Acolher

População do Canindezinho é atendida em Van de Direitos da DPCE durante mutirão do projeto Acolher

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou, na manhã desta sexta-feira (4/11), de mais uma edição do Projeto Acolher, programa da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará. Desta vez, a Van de Direitos, unidade itinerante da DPCE para prestação de atendimento jurídico gratuito à população, ficou estacionada no Canindezinho, bairro localizado no município de Fortaleza.

Após uma triagem inicial, a população é direcionada para o balcão de atendimento dentro da Van. A defensora pública Jacqueline Torres, do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude (Nadij), foi a responsável por atender a comunidade. Ao todo, 18 cidadãos buscaram orientações e encaminhamentos jurídicos dentro da estrutura móvel. As principais demandas registradas foram a 2ª via de certidão de nascimento em cartórios que não são localizados na Capital, junto a demandas nas áreas de família, criminal e consumidor.

“Vejo o quanto é significativo estar ali próximo da população, levando a orientação, prestando informações,  esclarecendo sobre os seus direitos e, em alguns casos, sendo resolutivo com o encaminhamento adequado. Ser Defensoria é ser isso – é dignidade, cidadania, é abraçar a população com a garantia de seus direitos”, ressalta Jacqueline.

O Projeto Acolher acontece todas as sextas-feiras, das 9h às 16h. Com uma estrutura própria e equipe multiprofissional, o programa  atua de forma itinerante levando, de forma gratuita, serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimentos jurídicos para a população de diferentes bairros e cidades do Ceará. A itinerância é possível por meio da Van dos Direitos, onde o atendimento da Defensoria Pública acontece. Até o momento, mais de vinte ações do projeto foram realizadas, beneficiando centenas de famílias e milhares de pessoas em situação de pobreza extrema no estado.

O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pelo mutirão de serviços do projeto Acolher será divulgada em breve no instagram da Defensoria.