Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

População do Distrito de Rafael Arruda, em Sobral, recebe atendimentos da Defensoria Pública

População do Distrito de Rafael Arruda, em Sobral, recebe atendimentos da Defensoria Pública

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou uma manhã de atendimentos no distrito de Rafael Arruda, comunidade situada a mais de 45 km da cidade de Sobral, no último sábado (23.09). Além dos atendimentos defensoriais, a equipe do projeto “Laços de Família: conhecer para amar” esteve presente promovendo audiências de mediação e conciliação nos casos de família e a Secretaria de Segurança Cidadã do Município deu o suporte necessário para a realização da atividade.

O defensor público Fábio Bezerra Carneiro, atuante na 1ª Defensoria de Família e Sucessões de Sobral, foi o responsável pelos atendimentos. “A ação no distrito foi muito proveitosa, pois a Defensoria Pública foi ao encontro de uma comunidade situada mais distante, facilitando o acesso dos assistidos carentes a seus documentos e orientando sobre seus direitos. A secretária de Segurança Cidadã da Prefeitura de Sobral é defensora pública, que sempre foi sensível com estas questões, e nos deu todo o suporte para realizar essas ações nas comunidades”, pontuou Fábio.

Dentre os atendimentos realizados para a população estavam requerimentos de segundas vias de certidões de nascimento/casamento, mediações familiares, orientações jurídicas sobre divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, dentre outros.

A equipe do Projeto Laços de Família também esteve na ação. A coordenadora do projeto, professora Cláudia dos Santos Costa explica que a Defensoria está sempre atuante nas ações de cidadania nos distritos da zona rural de Sobral.

“Estávamos com a equipe disponível para realizar mediações e realizamos trabalho de divulgação tanto Laços de Família como do Nusol. Essa atividade Rafael Arruda foi muito especial porque conseguimos realizar a mobilização , com busca ativa na comunidade, o que gerou audiência de mediação de divórcio no dia do evento. Foi um momento muito interessante porque a gente estava lá com a equipe de mediadores e o defensor já para fazer esse acompanhamento”, destacou Claudia.

Ao todo, foram realizados 24 atendimentos.