Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Prêmio ADPEC de Jornalismo terá transmissão virtual para o anúncio dos 16 vencedores

Prêmio ADPEC de Jornalismo terá transmissão virtual para o anúncio dos 16 vencedores

Publicado em

A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) realiza hoje, às 19h, sua transmissão virtual do IV Prêmio ADPEC de Jornalismo. A cerimônia será conduzida pela jornalista Kamila Fernandes que já foi correspondente da Folha de S. Paulo em Fortaleza, editora do jornal O Povo e da TV O Povo e hoje atua como coordenadora do Curso de Jornalismo da UFC. Durante a transmissão será anunciado os 16 trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora formada por jornalistas representantes do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará, da Associação Cearense de Imprensa, da Defensoria Pública do Estado do Ceará e da ADPEC. O link para acompanhar a premiação será divulgado horas antes do início da cerimônia.

O IV Prêmio ADPEC de Jornalismo foi lançado no mês de setembro e incluí ações de defensoras e defensores relacionadas à pandemia como Prêmio Especial nas quatro categorias contempladas: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo. A premiação chega a 34 mil reais totalmente livre de impostos, que são pagos pela Associação. “Durante a pandemia, o papel do atendimento realizado por defensoras e defensores públicos que não pararam um minuto, foi fundamental para aliviar as dificuldades, que já são inúmeras e profundas, e mostrou o quanto a Instituição é de extrema importância em momentos como esse e que seu fortalecimento e sua ampliação deve ser cada vez mais concreto e urgente. Tivemos inúmeras atuações da Defensoria Pública nesse período que garantiram o direito dos mais vulneráveis.”, explica Amélia Rocha, presidenta da ADPEC.

Diante disso, a ADPEC não se furta ao compromisso de reafirmar, mais uma vez, essa parceria com jornalistas e imprensa com objetivo de reconhecer, no trabalho desses profissionais, um caminho de democratização da informação acerca do acesso à justiça.

Sem informação, sem comunicação, não se faz justiça: é preciso conhecer os direitos e os meios de exigi-los para que se possa usufrui-los. A pandemia do COVID-19 escancarou as desigualdades – muitas já naturalizadas – e aumentou a demanda por acesso à Justiça, exigindo um esforço imenso das defensoras e dos defensores públicos do Estado do Ceará. A ADPCE acredita que para o acesso à Justiça, principalmente em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade, a comunicação revela-se ainda mais importante. “Não se pode (re) conhecer e exercer um direito que não se sabe titular e muito menos quando se desconhece os meios de exercê-los e exemplos de que vale a pena, sim, reclamar por seus direitos. Neste desafio civilizatório – o de efetivação do acesso à Justiça – o papel da comunicação e de seus imprescindíveis profissionais”, complementa Amélia Rocha.

O Prêmio ADPEC de Jornalismo foi criado em 2017 e em 2018, na sua 2ª edição, triplicaram o número de trabalhos inscritos, além do Prêmio ter sido premiado no Congresso Nacional de Comunicação, pelo Fórum Nacional de Justiça, na categoria Relacionamento com a Imprensa. Em sua 3ª edição, o Prêmio ADPEC de jornalismo recebeu mais de 60 trabalhos inscritos, o que configurou em mais uma ampliação e concretizou a parceria deste importante trabalho da imprensa e seus profissionais para a democratização do acesso à justiça aos que vivem à margem, onde as políticas públicas, das mais variadas áreas, falham ou nem chegam.