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Presidente da Unimed Fortaleza fala sobre liderança e saúde em live da Defensoria Pública

Presidente da Unimed Fortaleza fala sobre liderança e saúde em live da Defensoria Pública

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Nesta segunda-feira (12), o projeto #NaPausa recebeu o presidente da Unimed Fortaleza, o médico Elias Leite, que falou sobre “O enfrentamento à Covid e a motivação de equipes”, num bate papo com a defensora pública diretora da Escola Superior da Defensoria (ESDP), Patrícia de Sá Leitão, idealizadora do projeto #napausa.

Elias Leite é médico otorrinolaringologista e gestor, com dois MBAs pela FGV em “Gestão Empresarial” e “Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria”. É autor do livro “Líder de Resultado”, da Editora Gente, que ficou em primeiro lugar na lista da Veja e Publishnews. Atua como palestrante em desenvolvimento de pessoas e organizações e iniciou em suas redes sociais a campanha #vaidarcerto, replicada em diversos pontos da cidade.

Todos os dias, já no início da noite, ele compartilha dados sobre Covid-19 referente à rede da Unimed Fortaleza e finaliza com a mensagem: vai dar certo. Essa foi uma forma que o médico criou para ter uma boa comunicação com sua equipe e com a sociedade civil. Uma habilidade necessária para qualquer gestor que almeja se destacar e manter a produtividade dos seus colaboradores.

“Há seis anos, parei o exercício da medicina para me dedicar à gestão, passei a ser médico de pessoas e empresas. Desde o começo dessa pandemia, eu percebi que precisava estar na linha de frente das pessoas todos os dias. Eu digo que vai dar certo, porque nós estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Eu nunca me senti tão útil para a sociedade como eu me sinto agora. Estamos trabalhando 24 horas por dia, há 13 meses, fazendo tudo que está ao nosso alcance, e salvando muito mais vidas do que perdendo. Então, eu tenho mesmo é que dizer que vai dar certo. Estamos numa guerra, que não escolhemos entrar, mas podemos escolher a forma como vamos encarar isso”, destacou Elias.

“Ter uma boa comunicação entre a equipe é uma habilidade necessária para qualquer gestor que almeja se destacar e manter a produtividade dos seus colaboradores. Quando não há comunicação eficiente, os ruídos podem aumentar”, destacou Patrícia.

O médico destacou os esforços realizados pelos profissionais da saúde para enfrentar a pandemia. “É um conjunto de coisas. Precisamos ter atendimento precoce, estrutura adequada para receber os pacientes, suporte de oxigênio para todos, ter respiradores adequados para os pacientes, ter medicamentos e pessoas que saibam trabalhar em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Aqui no Ceará somos exemplo com a elaboração do capacete Elmo, que foi aprimorado aqui e deveria ser levado para todo o país porque salva muitas vidas. Já estamos na nossa rede com mais de 6 mil altas, temos 570 leitos, 178 leitos destinados só para UTI Covid, temos mais de 200 elmos, hospital de campanha com mais de 200 leitos, protocolos sendo desenvolvidos, contratamos mais pessoas. É um contexto completo. Tem muita coisa boa sendo feita, então porque acreditar que não vai dar certo. Vai dar certo sim”, reforçou Elias.

A defensora pública diretora da Escola Superior da Defensoria, Patrícia de Sá Leitão, destacou sobre a importância dos atendimentos online. “Muitas pessoas estão trabalhando em regime remoto, em casa, e para o gestor tem um desafio muito grande que é o de liderar equipes à distância e oferecer todo o suporte necessário para esse profissional. Aqui na Defensoria Pública não paramos nossa atuação e ao longo de 2020 foram quase um milhão de atendimentos. As pessoas vulneráveis ficaram ainda mais vulneráveis, tanto pela questão socioeconômica, mas também psicologicamente, porque perderam seus entes queridos por conta da pandemia”, destacou a defensora.

O médico ressaltou neste momento sobre como manter e aprofundar a conexão entre os colaboradores. “De uma hora para outra a gente teve que colocar 900 pessoas em home office, e não tínhamos experiência nenhuma com isso. Não era só dizer fique em casa trabalhando. Não é apenas isso. É oferecer estrutura, ergonomia, internet, segurança de dados, e principalmente suporte psicológico dessas pessoas. Tínhamos um grande medo em poder oferecer tudo isso, mas aí veio o grande verbo da pandemia: cuidar. Cuidar das pessoas para que elas possam ter confiança. A gente foi aprendendo a fazer isso”, destacou Elias.

O uso de novas formas para atender o público também foi discutido na live. De acordo com o presidente da Unimed Fortaleza, a operadora de saúde já realizou mais de 500 atendimentos online por dia. Já a Defensoria Pública do Ceará registrou aumento de 32% na produtividade do primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, a instituição contabilizou 264.153 atuações. “Imagina aí esse número a mais nos postos de pronto atendimento. O uso dessas novas ferramentas é um caminho sem volta e uma das boas coisas que vamos herdar dessa pandemia”, reforçou Elias.

O “Na pausa” é um projeto idealizado pela Escola Superior da Defensoria Pública que leva conhecimento, informação e Direito aos seguidores da instituição na página do Instagram. São transmissões ao vivo feitas nos instagram da Defensoria Pública Geral do Estado (@defensoriaceara), com um bate-papo com diversos convidados de diferentes áreas. “Desde o ano passado, encontramos essa forma de estreitar laços com os assistidos da Defensoria e promover cidadania neste período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”, explica Patrícia. .