Programa de educação em direitos fala sobre adoção para comunidades de Fortaleza
A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), vem realizando uma série de visitas às comunidades com intuito de falar sobre os tramites para a adoção de crianças e jovens acolhidos, bem como a importância da paternidade responsável. A campanha “Adoção, legalize esta decisão” do Nadij leva conhecimentos em direitos para a comunidade.
No mês de maio foram realizadas três ações de educação em direitos, nos bairros Messejana, Jangurussu e Barra do Ceará, este último em ação dentro da fábrica de calçados Grendene. As visitas são agendadas pela Ouvidoria Externa da Defensoria Pública, que faz o contato com as comunidades e acompanha os defensores durante a roda de conversa, como explica o defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho.
Ele esclarece a importância desta ida para próximo do dia a dia dos assistidos. “Nossa ida enquanto Defensoria Pública às comunidades é muito salutar, pois vamos pára perto, debater dentro das comunidades, as experiências com uma temática tão delicada que é a adoção de crianças e jovens. Durante os encontros, percebemos que a população ainda tem muita dúvida sobre como proceder para regulamentar a adoção, muitas famílias já vivem com a criança, mas nunca formalizaram. Nestas visitas, nós tiramos todas as dúvidas, sobre documentação, como dar entrada no processo de adoção e até mesmo para as mães que querem entregar o filho para adoção, mas não sabem como proceder”, finaliza Leitinho.
A próxima visita do Nadij será no dia 20 de junho na Associação Santo Dias, no bairro Ancuri, e, posteriormente, no Conjunto Palmeiras.