Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Programa Saúde e Qualidade de vida da Defensoria promove reencontro virtual dos colaboradores e defensores

Programa Saúde e Qualidade de vida da Defensoria promove reencontro virtual dos colaboradores e defensores

Publicado em

Uma quarta-feira com ar de #Sextou! Esse foi o clima da primeira edição online do Programa Saúde e Qualidade de Vida da Defensoria Pública  que trouxe à cena o tema “Fadiga Pandêmica”, uma nova realidade em decorrência ao período de pandemia. De acordo com a OMS, a fadiga pandêmica é definida pelo cansaço derivado do esgotamento pelo combate ao vírus, causando medo, angústia e paralisando ações de rotina. O tema foi abordado pela neuropsicóloga Tatiana Costa Athayde. Antes de iniciar o evento a Defensoria Pública prestou minuto de silêncio em memória da colaboradora Marta Alves, que faleceu vítima da Covid-19 no último domingo (28).

O momento foi importante como reencontro dos colaboradores e defensores. A defensora geral do Estado, Elizabeth Chagas, enfatizou o olhar atento da instituição ao seu corpo técnico. “Esta semana não está sendo fácil para a família Defensoria, sentimos o peso desta doença tão de perto. Perdemos a nossa Martinha e voltamos ainda mais nossa atenção para possibilitar a todos nossos colaboradores e defensores condições de saúde física e emocional neste momento tão delicado, por isso trouxemos novamente esse tema, para aprendermos juntos a lidar com o que estamos passamos”, frisou Elizabeth Chagas.

A defensora geral ressaltou ainda que a prioridade é o bem-estar de todas e todos. “Vamos recuperar hobbies, ler, jogar, rir e, mesmo que de maneira virtual, compartilhar um tempo agradável com nossos entes queridos, amigos e com vocês aqui, que são nossos companheiros de trabalho e de paixão, porque aqui todos somos apaixonados pela nossa Defensoria”, pontuou.

A coordenadora do setor de psicossocial, Andreya Arruda, a defensora pública e diretora da Escola Superior, Patrícia Sá Leitão, juntamente com os coordenadores das Defensorias da Capital e do Interior, Sulamita Alves Teixeira e Breno Vagner, também recepcionaram os participantes.

“Nosso país é o número 1 na Organização Mundial de Saúde estatisticamente quando falamos de ansiedade. Muitas dicotomias afetam a questão da ansiedade no indivíduo, o que tira o foco do aqui e agora e lança de forma exaustiva no futuro”, disse Tatiana, que definiu o sentimento. “É preciso virar a chave. Se alertar sobre esse modo automático que por vezes está no controle e lembrar sobre o que é que tem que ser feito no agora ao invés de pensar no que pode acontecer”, reforçou.

A programação visa respeitar e preservar a saúde mental e evitar consumir aquilo que potencializa a sensação de medo recorrente e de sentimentos nocivos. “Temos que saber o nosso limite. O momento em que se faz necessário se distanciar um pouco mais e não abalar o emocional”, destacou a psicóloga.

O programa de Saúde e Qualidade de Vida mesmo em tempos de pandemia reforça o sentimento de que “distantes sim, mas nunca sozinhos”. “Essa integração que é proposta aqui lembra a cada um que existe uma  rede de apoio dentro da instituição e que existem pessoas com quem se pode contar”, disse Tatiana.

Programa Qualidade de Vida  – O programa foi idealizado em 2018 para conter os impactos do dia a dia de quem trabalha na defesa dos direitos. A coordenadora Andreya Arruda destacou que a proposta era cuidar de quem cuida, justamente porque o contato diário na rotina de trabalho da Defensoria envolve circunstâncias de dor e sofrimento. “A intenção é proporcionar momentos leves, de integração, trocas, conversas e sorrisos – momentos de vivência entre o nosso grupo. Vamos nos cuidar, nos olhar, nos acolher, sabendo que têm dias que vamos estar bem e que em outros não. Contar com a sensibilidade da gestão para que esse projeto seja cada vez mais fortalecido é motivador e cativa essa energia para criar”, ponderou a coordenadora.

E para finalizar com gostinho de quero mais, o defensor público Petrus Freire fez a galera cantar ao som de melodias conhecidas de Lulu Santos e Cazuza.

 

Dicas para lidar com a Fadiga Pandêmica

  • Se permita sentir. Respeite os seus sentimentos e não os negligencie. Querer anular pode ocasionar estresse tóxico e esgotamento
  • Durma e se alimente bem
  • Separe o seu local de trabalho em sua casa, escolha o look do dia e respeite os seus horários – início, intervalo e final de expediente
  • Planeje o dia e comece pela parte que considera mais difícil
  • Saber com quem pode contar