Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto Defensoria Amiga dos Abrigos leva 120 crianças e adolescentes ao Teatro

Projeto Defensoria Amiga dos Abrigos leva 120 crianças e adolescentes ao Teatro

Publicado em
Texto e foto: Amanda Sobreira

A Defensoria Pública, por meio do Núcleo da Infância e Juventude (Nadij) promoveu um sábado de cultura e diversão, por meio do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos. Cerca de 120 crianças e adolescentes de unidades de acolhimento de Fortaleza assistiram à estreia do espetáculo do Circo Zanni que aconteceu sábado (20) no Teatro Riomar.

O grupo apresentou o melhor do circo “clássico contemporâneo brasileiro”, como a apresentação adaptada para o teatro, mantendo toda a magia e encantamento do circo. Uma mistura da excelência artística com a atmosfera dos circos clássicos, envolvendo elementos contemporâneos incorporados pela trupe através de números aéreos, de acrobacia e equilíbrio. Um verdadeiro espetáculo admirado pelo garoto João* de 12 anos. “Eu já fui no circo, no cinema e agora no teatro. Eu gosto muito de passear”, disse timidamente.

A defensoria Jaqueline Torres, supervisora do Nadji, reconhece o direito à cultura como direito fundamental, assim como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A Defensoria Pública não atua só no jurídico. Nós sempre estamos sempre promovendo esses eventos, pois eles são muito importantes para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes porque desenvolvem o lado físico, o intelectual e o social deles. Além disso, a gente sai de um espetáculo desse muito feliz, né? Se nós saímos, imagina eles que não tem acesso direto a essas apresentações. E esse é o nosso objetivo garantir todos os direitos das crianças e adolescentes do Ceará”.

A educadora Taís Sousa, trabalha na Casa do Menor São Miguel Arcanjo, há 1 ano e meio, e já acompanhou as crianças em diversos passeios. Ela conta que a diferença de comportamento é notória depois que eles voltam para o acolhimento. “Eles veem uma realidade muito complicada e para alguns deles é difícil a socialização, porque são muitos traumas e receios. Mas nas semanas seguintes a esses eventos, eles ficam tão leves. E antes também ficam felizes, numa ansiedade que só vendo”.

O projeto ‘Defensoria Amiga dos Abrigos’, tem como objetivo promover uma ação em rede dos abrigos de Fortaleza, permitindo a troca de experiências, de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições.

João* é um nome fictício para preservar a identidade da criança.