Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Quixeramobim será sede da quarta audiência pública do Orçamento Participativo nesta quarta-feira (24.04)

Quixeramobim será sede da quarta audiência pública do Orçamento Participativo nesta quarta-feira (24.04)

Publicado em
Texto: Samantha Kelly, ESTAGIÁRIA EM JORNALISMO
ILustração: Diogo Braga

A quarta audiência da nona edição do Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) terá como sede o município de Quixeramobim nesta quarta-feira (24.04). Nela, a população e os movimentos sociais vão debater a atuação da DPCE para o ano de 2025. A atividade acontecerá na Secretária do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, na rua Dom Hélio Campos, 189, Centro, das 8h até 12h.

A entrada é livre e destinada aos moradores da Região do Sertão Central e do Sertão de Canindé que irão eleger as ações prioritárias da DPCE. A partir de uma lista de 26 propostas colhidas em consulta pública realizada entre janeiro e fevereiro últimos, os participantes devem votar em dez projetos ou ações que deverão ser prioritárias para a gestão da Defensoria.

Ao fim das seis audiências públicas programadas até maio pela Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) da Defensoria para o OP, as iniciativas mais votadas serão compiladas e inseridas no plano orçamentário e de gestão da DPCE. Trata-se, portanto, de uma forma de a sociedade civil contribuir com a definição dos rumos sociopolíticos da instituição.

Serão dois meses e meio de intensos trabalhos de escuta e coleta dos votos, entre a primeira audiência, em Itapipoca, e a última, em Caucaia. Além da Arins, o OP contará com o suporte da Ouvidoria Geral Externa da DPCE na mobilização dos movimentos sociais e terá a presença de defensoras e defensores da gestão administrativa da DPCE e de supervisores dos núcleos interioranos e especializados, que tomarão nota das sugestões feitas pela população.

Ao todo, a caravana do OP visita a seis territórios diferentes do Ceará, depois da realização nos municípios de Itapipoca, Crato, Fortim e Quixeramobim passará ainda por: Santa Quitéria (09/5) e Caucaia (16/5), assegurando, assim, ampla participação popular e tendo a chance de fazer diagnósticos diversos sobre a atuação da Defensoria, já que cada macrorregião via de regra apresenta demandas específicas das realidades das cidades que a compõem.

SERVIÇO

Orçamento Participativo Sertão Central – Quixeramobim

Das 8h até 12h

Local: Secretária do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – rua Dom Hélio Campos, 189, Centro