Saiba como chegar de ônibus para atendimento inicial na Defensoria
Quase todo mundo tem ou conhece alguém com algum problema para resolver na Justiça. A Defensoria Pública existe, justamente, para garantir esse acesso a quem não pode pagar por um advogado. O Núcleo Central de Atendimento da instituição funciona na Avenida Pinto Bandeira, no bairro Luciano Cavalcante, e para acessá-lo existe um ônibus com destino exclusivo que para na porta , a linha 835 – Defensoria/Papicu/Via Câmara, que sai direto do Terminal do Papicu.
A linha atende a uma solicitação da própria Defensoria, para facilitar a vida dos assistidos: idosos, gestantes, mães com crianças pequenas e portadores de deficiência física, entre outros que precisam se deslocar até os núcleos especializados, também localizados na sede da Defensoria, como: o Núcleo do Idoso e Portadores de Necessidades Especiais, Núcleo de Defesa da Saúde, Núcleo de Defesa do Consumidor e o Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos. Antes, o ônibus mais próximo passava a três quadras da instituição.
De acordo com a Divisão de Planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha dispõe de dois ônibus, monitorados em tempo real por GPS e que funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h30, com intervalos de 29 minutos entre as viagens, beneficiando em média 460 passageiros por dia. Apesar de operar diariamente, a maior parte das pessoas desconhece a existência da linha 835 e ainda chega até à Defensoria nos ônibus que param na Avenida Washington Soares. É o caso do pedreiro Xavier Pereira: “Desço na avenida e venho andando. Agora, que descobri essa linha, acho que vale a pena pegar mais um ônibus, ir até o terminal e descer bem em frente”.
Rosemeire dos Santos Leite também não conhecia a linha. Foi através do 129 – Alô Defensoria, que conseguiu todas as informações sobre como chegar até a Instituição. Primeira vez utilizando a linha, ela elogia a rapidez do trajeto: “Foi rápido e vago, eu recomendo.”
A assistente administrativa da DPGE, Jéssica Silva, é usuária da linha desde sua criação. Ela diz que não existe linha mais acessível para chegar à Defensoria, principalmente porque os ônibus são adaptados aos portadores de deficiências, ela defende ainda a ampliação do serviço: “Acredito que deveriam ampliar o horário de funcionamento, mais pessoas seriam favorecidas”, conclui.
Além da linha 835, a Etufor disponibiliza linhas alternativas que passam próximo à Defensoria Pública Geral do Estado, precisamente cerca de 170 metros de distância, são elas: 021 – Luciano Cavalcante/Papicu e 022 – Jardim das Oliveiras/ Centro. Entre as linhas mais conhecidas, a 021 possui uma média de 52 viagens, com 631 passageiros diários por veículo e uma média de 60 passageiros por viagem, com internalo de 20 minutos entre cada viagem e a linha 022 tem uma média de 57 viagens, 488 passageiros por veículo e uma média de 60 passageiros por viagem, com intervalos de 12 minutos por viagem.
Qualquer dúvida sobre o trajeto ou mesmo o ônibus que passe mais perto de você, é só entrar em contato com a Etufor, no 3452.9228 / 3452.9205 ou mesmo ligar para o Alô Defensoria no 129, o serviço está disponível das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e recebe ligações de telefone fixo ou telefone público (orelhão), de qualquer lugar do Ceará.
Mapa e interatividade
A Defensoria Publica do Ceará, com o intuito de promover o acesso à informação, divulga o mapa do trajeto da linha 835, bem como um vídeo elaborado pela equipe de comunicação que mostra em imagem como chegar de forma segura e rápida ao Núcleo Central de Atendimentos. Acesse o trajeto completo da linha: http://tdurand.github.io/mapafortaleza/#line/835.
Confira o vídeo: