Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sociedade civil organizada cobra mais investimentos na Defensoria Pública do Ceará

Sociedade civil organizada cobra mais investimentos na Defensoria Pública do Ceará

Publicado em

Um encontro virtual com a sociedade civil organizada, na última quarta-feira, 16, discutiu o orçamento destinado à Defensoria Pública do Estado (DPGE). O encontro teve a participação de representantes das áreas de defesa de direitos humanos, população negra, mulheres e pescadores e faz parte do calendário da Ouvidoria Externa e da Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) da DPCE, que tem realizado reuniões on-line para tratar de assuntos, como orçamento e retorno responsável das atividades presenciais no órgão.  Estiveram presentes os defensores públicos Michele Camelo e Victor Montenegro, além da ouvidora Antônia Mendes de Araújo.  

De acordo com a ouvidora Antônia  Araújo, o encontro serviu para apresentar ponto a ponto do orçamento destinado ao órgão e fazer um panorama geral, mostrando gastos, explicando como funciona a instituição para a sociedade civil e apontando onde está cada rubrica. “A sociedade civil cobra mais recursos para a Defensoria, um orçamento mais robusto”, resume. Atualmente, apenas 9% do orçamento destinado à Justiça cearense vai para a Defensoria Pública. “Há uma disparidade. A Defensoria é que vai fazer o papel de defesa da sociedade vulnerável”, comenta Antônia, lembrado que ainda há comarcas no Ceará onde não têm a atuação de defensores públicos. 

O assessor de Desenvolvimento Institucional da DPGE, Victor Matos Montenegro, acredita na importância do diálogo aberto com a sociedade civil, além de uma Ouvidoria externa independente. “Credibiliza demandas da Defensoria Pública para que mais cidadãos tenham seu direito fundamental de acesso à justiça garantido”, evidência. 

A assessora de Relacionamento Institucional da DPGE, Michele Camelo, contextualiza as etapas do Orçamento Participativo, que faz esta ponte com a sociedade e resgata as muitas reuniões que objetivam a aproximação entre a instituição e seu público-alvo. “Estas reuniões são rotina quando das atividades presenciais e agora se adaptam ao formato virtual para que mantenhamos acesa a participação da sociedade civil na vida da instituição”, destaca. A reunião, além de fazer um percurso pelo orçamento da instituição, serviu para reforçar os laços existentes com a sociedade civil. “É um somarmos forças nessa luta constante da Defensoria para que tenhamos qualidade orçamentária”. 

Novo encontro – Na semana que vem, haverá novo encontro com a sociedade civil organizada para discutir o orçamento da Defensoria Pública. A reunião ocorrerá dia 24, às 18h30min.