Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

“Temos buscado diariamente novas metodologias, viabilizar a comunicação mais consciente, humanizada e não violenta”, diz defensora sobre formações continuadas em Sobral

“Temos buscado diariamente novas metodologias, viabilizar a comunicação mais consciente, humanizada e não violenta”, diz defensora sobre formações continuadas em Sobral

Publicado em

Com o isolamento social foi preciso que cada pessoa se adaptasse e readequasse às novas rotinas profissionais. Para isso, foi preciso capacitar os membros da instituições públicas para lidar com os novos desafios. Exemplo disto é a equipe da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE), que ingressou em diversas capacitações para defensores e colaboradores para atender em trabalho remoto. Em Sobral, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Extrajudicial de Conflitos (Nusol) e do projeto Laços de Família participou de uma formação e está em outra formação em andamento.

Entre agosto e setembro, as equipes participaram da capacitação online do Círculo de Construção de Paz, uma das metodologias utilizadas no Centro de Justiça Restaurativa, e uma outra sobre Pré-Mediação, que segue até outubro. As capacitações são oferecidas aos colaboradores por facilitadores da Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado do Ceará. Embora a primeira formação tenha uma carga horária que necessita de atividade presencial, as atividades ainda não foram realizadas e serão realizadas quando houver o retorno completo das atividades presenciais.

Para a defensora pública Emanuela Leite, supervisora da Defensoria em Sobral, “temos buscado diariamente novas metodologias, viabilizar a comunicação mais consciente, humanizada e não violenta. Esses cursos viabilizam e concretizam essa nossa busca. Nós brincamos, inclusive, que para mediar pessoas nós precisamos estar mediados e nos mediamos através da terapia, da análise pessoal, e também com o desenvolvimento intelectual a partir de formações como essa, que buscamos que sejam constantes”.

Os profissionais que participam das equipes “são advindos de diferentes formações, já que são equipes multidisciplinares, e atuam dentro desse contexto familiar com muita subjetividade com esse dinamismo que é inerente ao ser humano. Então não podemos dizer que é um trabalho que pode ser feito de forma acomodada, todos os dias do mesmo jeito, porque estamos em constante transformação e os conflitos familiares também acompanham essas mudanças. É necessário que essas pessoas que trabalham com esses tipos de conflitos, sobretudo, estejam acompanhando essas transformações sociais, interpessoais e subjetivas dessas pessoas em condição de vulnerabilidade, que procuram os nossos serviços”, ressalta a defensora.

Uma das mediadoras do projeto Laços de Família, Thaís Amorim, destaca a necessidade de aperfeiçoar sempre a capacitação em seu trabalho, “uma vez que através de técnicas empregadas no momento oportuno, podemos ajudar na solução do conflito, desfazendo a ideia de posições contrárias e de competição, o que resulta na descoberta de um ponto de partida para a cooperação e a consequente transformação de vidas dos assistidos. E nesse período de isolamento social nós passamos por readequação que demandou, ainda mais, um olhar sobre nossa capacitação, da necessidade de o mediador se aperfeiçoar sempre.”

 

Serviço

Núcleo de Atendimento Extrajudicial de Conflitos (NUSOL) – Sobral

(88) 9 9494.9158 / (88) 99682.4692 / (88) 99784.7974

Laços de Família –

(88) 99859.4444 / (88) 99805.8041 / (88) 99289.6691 / (88) 99203.5245 / (88) 99728.1122