Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Van de Direitos atende moradores da Granja Portugal na nova edição do Projeto Acolher

Van de Direitos atende moradores da Granja Portugal na nova edição do Projeto Acolher

Publicado em

O bairro Granja Portugal foi o novo destino da Van de Direitos, unidade móvel da Defensoria Pública, em nova edição do Projeto Acolher, programa da Secretaria da Proteção Social (SPS) do Ceará, realizada nesta sexta-feira (24/3). Duas defensoras públicas estiveram na ação e forneceram orientações e encaminhamentos jurídicos à população que se encontrava presente no mutirão, realizado na Rua João XXIII.

Após uma triagem inicial, a população é direcionada para o atendimento defensorial, onde a escuta é realizada e as orientações são dadas. As defensoras públicas Emilia Gentil, supervisora dos Juizados Especiais, e Germana Becco, titular no Núcleo da Defensoria em Caucaia, foram as responsáveis por atender a comunidade. Ao todo, cerca de 25 pessoas foram atendidas pela Defensoria. As demandas foram, em sua maioria, pedidos de 2ª via de certidão de nascimento em cartórios que não são localizados na Capital, seguido por ações nas áreas da família, criminal, cível e direitos humanos.

Levar a Defensoria para dentro das comunidades é um dos valores mais fortes da missão defensorial, assim declara a defensora pública Emilia Gentil. “Reforça nossa identidade, a nossa faceta de instituição voltada para o atendimento e a defesa dos mais carentes. Cada mutirão, eu tenho a sensação de que a população sabe que nós estamos aqui para eles. A Defensoria não é um órgão que se fecha, que se isola da população. Nós, defensores, estamos onde eles estão”, afirma.

Apenas em 2022, a Defensoria Pública registrou mais de 569 atuações durante as 27 edições do Projeto Acolher, impactando a vida de moradores de 24 localidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Esta participação ativa da Defensoria vem gerando enorme respeito e confiança por parte da população.

“Hoje, por diversas vezes durante o atendimento, percebi que as pessoas já tinham procurado a Defensoria, já sabiam o que era e o que fazia o órgão. Isso é algo bastante positivo, porque no dia a dia não é algo que costuma acontecer. Na nossa atuação ordinária, muitos dos assistidos não têm conhecimento sobre a Defensoria. E hoje, a sensação que nós tivemos foi de que a instituição está cada vez mais próxima da população. As pessoas têm cada vez mais respeito e confiança sobre a nossa função. A experiência vivenciada hoje no projeto Acolher foi extremamente gratificante”, declara Emilia Gentil.

O projeto Acolher acontece todas as sextas-feiras, e atua de forma itinerante, levando serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico para a população de diferentes bairros e cidades do Ceará. O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no Projeto Acolher será divulgado em breve no instagram da Defensoria (@defensoriaceara).