Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria celebra 20 anos de atuação com público do Núcleo Central de Atendimento

Publicado em

20anos4

Na manhã desta quarta-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou um café da manhã para os assistidos que buscaram assistência jurídica no Núcleo Central de Atendimento, localizado no Bairro Luciano Cavalcante. Mais de 120 assistidos, além de defensores públicos e colaboradores cantaram os parabéns para a instituição que comemora 20 anos no próximo dia 28 de abril.

O senhor José Nunes de Oliveira, de 73 anos, estava na sede da instituição aguardando atendimento e pediu para falar em nome dos assistidos durante a celebração. “É muito importante a Defensoria ter essa atenção toda por nós, principalmente idosos que sofremos vários tipos de abusos. Quero parabenizar a todos que fazem essa instituição e espero que ela consiga ter tudo o que deseja para continuar oferecendo esse serviço de qualidade”, destacou.

IMG_2191

20anos2A dona de casa Sirley de Oliveira Soares estava na Defensoria pela primeira vez para entrar com uma ação de pensão alimentícia para sua filha. “Já tinha ouvido falar que aqui eu ia ser muito bem atendida e realmente foi isso que aconteceu, as pessoas esclareceram minhas dúvidas, estou com toda a documentação pronta e só esperando para falar com o defensor. Estou gostando muito e sei que a Defensoria vai me ajudar a resolver o meu problema”, finaliza.

20anos3A defensora pública geral Mariana Lobo deu as boas vindas ao público e falou sobre a importância de comemorar junto com a população. “Este é o grande diferencial da instituição: estar pautada nas lutas do povo, transformar a causa de um no benefício de todos. Banhada pelo batismo das causas sociais, a Defensoria e seus membros têm o dever de caminhar lado a lado com cada uma das histórias pessoais de vocês que adentram nossas portas diariamente. E esta é a missão que consolida a importância da atuação dos defensores públicos para todo o Ceará”.

A defensora pública  Mônica Barroso também saudou os presentes e falou sobre a importância da presença deles na vida da instituição. Participaram do momento também os defensores públicos Elizabeth Chagas, secretária executiva da instituição; Leonardo Antônio de Moura Junior, subdefensor público geral; Andréa Rebouças, supervisora do Núcleo Central de Atendimento; Natali Pontes, coordenadora das Coordenadorias das Defensorias da Capital,  além de diversos defensores públicos e colaboradores que compartilharam com a população este importante momento.

Sobre a Defensoria Pública do Ceará

A história da Defensoria Pública é marcada por lutas, reconhecimentos e compromissos no acesso à Justiça para a população cearense. Criada por meio da Lei Complementar no 06/1997, sancionada pelo então governador Tasso Ribeiro Jereissati, no dia 28 de abril de 1997, é a instituição essencial à para prestar gratuita e integralmente a assistência judicial e extrajudicial aos mais vulneráveis socioeconomicamente.

Após a promulgação da Constituição de 1988, que instituiu em seu artigo 134, § 1º, a obrigação aos Estados de criar suas respectivas Defensorias Públicas, o Ceará trilhou longo trajeto para a criação da instituição considerada basilar para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

Atualmente, a Defensoria Pública do Estado do Ceará é formada por 315 defensores públicos, que usam a vocação para ouvir, o conhecimento das leis e dos instrumentos extrajudiciais para levar garantias e direitos aos menos favorecidos. Os defensores lidam diariamente com os problemas e demandas da população mais vulnerável, precisam ter sensibilidade, qualificação, motivação para abrir diariamente as portas da cidadania para milhões de usuários silenciados em suas demandas invisíveis.

 

 

--- Sem Imagens ---