Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Assessorias de Comunicação do Sistema de Justiça no Ceará lançam guia de relacionamento com a imprensa

Publicado em

guia da fonte

Profissionais de Comunicação de instituições que compõem o Sistema de Justiça no Ceará estão trabalhando em conjunto para buscar o aperfeiçoamento de ações da área. O primeiro produto da parceria será lançado nesta segunda-feira (02/09). É o Guia da Fonte, publicação que reúne estratégias e dicas para aperfeiçoar o relacionamento de membros das instituições com a imprensa.

O guia contém 20 cards com textos breves e objetivos abordando linguagem adequada a cada tipo de canal de comunicação, uso de redes sociais, comportamento diante das câmeras e estratégias para transmitir informações com mais eficiência, entre outros temas. As dicas serão enviadas todas as segundas e quintas-feiras nas listas de WhatsApp dos membros do MPCE, como também pelo e-mail institucional. As peças estão disponíveis na área de Comunicação da Intranet para consulta.

Para a elaboração do material, os profissionais de Comunicação buscaram referências em manuais já utilizados no mercado e na experiência do próprio grupo em redações de jornal, TV, rádio e internet. Onze profissionais do Sistema de Justiça estão envolvidos na coordenação da iniciativa inédita. Segundo Reginaldo Aguiar, assessor de imprensa do Ministério Público do Ceará (MPCE), “a parceria potencializa o trabalho das assessorias, que muitas vezes contam com equipes enxutas para tocar as tarefas atribuídas aos setores da área”. “Nós identificamos demandas que afetam as ações de comunicação de todas as instituições de forma semelhante e que podem ter soluções elaboradas conjuntamente”, explica Bianca Felipsen, assessora de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O lançamento do Guia da Fonte resulta de um esforço que começou em 2018, quando o grupo teve a primeira reunião. O trabalho em conjunto visa também ao aperfeiçoamento técnico das equipes de comunicação. Em setembro, deverá ser realizado o primeiro evento de capacitação e network da área dentro do Sistema de Justiça no Ceará. Os servidores e defensores públicos podem acessar o guia na Intranet da Defensoria.

Fazem parte da rede de colaboração assessores de comunicação do seguintes órgãos: Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE), Justiça Federal no Ceará (JFCE), Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Ministério Público Federal (MPF).