Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Assistidas são recepcionadas com café da manhã no dia internacional da mulher

Publicado em

WhatsApp Image 2017-03-09 at 10.22.35As assistidas que procuraram atendimento no Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep) da Defensoria Pública do Estado do Ceará participaram, nesta quarta-feira (8.3), de um momento especial em alusão ao dia internacional da mulher. Elas foram recepcionadas com um café nos turnos da manhã e da tarde, sorteio de brindes, palestras sobre o significado da data e divulgação dos órgãos especializados em defesa dos direitos das mulheres.

“Hoje, dia 08 de março, a gente comemora o dia internacional da mulher, mas antes de qualquer comemoração a gente tem sempre que lembrar que essa data simboliza a luta, as vitórias e as conquistas alcançadas pelas mulheres na sociedade. Nós, mulheres, provamos que não há distinção de sexo quando o assunto é desenvolvimento humano, essa foi uma grande luta que foi conquistada e nós vamos continuar conquistando, dia a dia, o nosso reconhecimento como mulher na sociedade. A gente fez uma singela homenagem, um momento com as mulheres, essas mulheres guerreiras que estão aqui todos os dias atrás dos direitos de seus familiares que infelizmente estão privados de liberdade”, falou a defensora pública supervisora do Nudep, Marylene Gomes Venâncio, dando início à recepção.

O momento seguiu com a homenagem do defensor público José Luiz Freitas Filho.“Primeiro quero dar os parabéns pelo dia Internacional da mulher, a mulher é tão importante na nossa vida que ao homem não foi dado um dia internacional, mas a mulher ganhou esse dia muito merecidamente e a todas essas batalhadoras quem vem aqui ao Nudep, com todo esse sofrimento e essa carga de dificuldade. Quero desejar meus parabéns e pedir para Deus dar força a todas elas para que continuem nessa luta e não esmoreçam”, reforça o defensor.

Para a assistida Débora Mascarenhas, que foi procurar auxílio jurídico no núcleo foi um momento muito especial. “Foi uma experiência muito legal, ser reconhecida no nosso dia, nem todo mundo lembra de nos parabenizar e fiquei muito feliz com a iniciativa da Defensoria Pública”, relatou a assistida. Outra assistida que compareceu ao Nudep para atendimento e foi recepcionada com a homenagem foi Cristiane Basílio. “Foi uma surpresa, eu não esperava chegar aqui e encontrar isso tudo e pra mim foi muito especial participar desse café da manhã”, pontua.

O defensor público Bruno Neves explicou que a ideia do café da manhã se deu em decorrência do atendimento majoritário do Núcleo ser justamente às mulheres parentes de encarcerados.“ A maioria do público que nos procura é mulher, mãe, irmã, companheira e filha dos internos das unidades prisionais. Então decidimos fazer esse acolhimento porque o nosso assistido faz parte de um grupo muito excluído, são pessoas que se encontram encarceradas, ficam esquecidas e as mulheres batalham diariamente pelos benefícios processuais que esse assistido tem direito. Quero aproveitar a oportunidade e falar para todas essas mulheres que a Defensoria Pública está aqui para atendê-las da melhor maneira possível, que continuem nessa batalha diária, porque as mulheres na realidade são bem mais fortes que os homens”, finaliza o defensor público.

WhatsApp Image 2017-03-09 at 10.22.32