Principal > Notícia > Círculo de Construção de Paz reúne mulheres vítimas de violência doméstica

Círculo de Construção de Paz reúne mulheres vítimas de violência doméstica

11 de dezembro de 2018

circulo pela paz

Na última sexta-feira, dia 7 de dezembro, o Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) realizou mais uma ação do projeto Sensibilizar com o Círculo de Construção de Paz. O encontro envolveu defensores públicos, colaboradores, equipe psicossocial da Defensoria, estagiários e foram convidadas ainda as assistidas – mulheres vítimas de violência que fora atendias pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Nudem).

As convidadas desta edição eram mulheres vítimas de violência doméstica e contaram com o apoio da Defensoria Pública para superar o trauma. Uma das participantes falou sobre a importância de compartilhar esses momentos ao lado de outras mulheres que também tiveram experiências dolorosas.  “Ter participado deste momento foi realmente uma surpresa porque eu achava  que na Defensoria era mais um lugar onde eu resolveria somente minha demanda judicial. E essa abordagem que encontrei aqui foi completamente diferente, voltada para esse lado mais humano, mais sentimental, o que foi fundamental porque conseguimos identificar o que nos causa dor e o que nos traz a felicidade de uma forma que possamos reconstruir nossa vida de uma maneira mais lúcida e amparada”, relatou uma das participantes cuja identidade será preservada.

O Círculo de Construção de Paz é uma prática da justiça restaurativa que direciona os participantes para a solução de conflitos. “A atividade tem como essência estimular que o indivíduo a se reconectar consigo mesmo. Principalmente nós, que trabalhamos nesse ritmo tão corrido e, além disso, temos uma sociedade que vive um clima de intolerância tão grande”, explicou Rozane Magalhães, supervisora do Nusol.

Neste mês de dezembro, novas ações darão continuidade ao projeto com o curso de Construção de Paz, ministrado pelas facilitadoras da Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, nos dias 11, 12, 18 e 19. O curso é gratuito e direcionado para defensores públicos e equipe psicossocial da Defensoria Pública.