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Conheça a Dona Dedé, a nova assistente virtual da Defensoria

Conheça a Dona Dedé, a nova assistente virtual da Defensoria

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A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) lança um novo canal de informação sobre seus serviços que ficará disponível no site (www.defensoria.ce.def.br), oferecendo ao público atendimento virtual. A Dona Dedé é a assistente virtual é a responsável por recepcionar todos aqueles que acessarem o site da Defensoria em busca de orientações acerca de suas demandas.

Em meio a pandemia, a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, destaca que medidas de aperfeiçoamento e modernização tecnológicas foram priorizadas pela instituição a fim de assegurar o acesso da população aos serviços. “O incremento da tecnologia às atividades da Defensoria Pública – tanto para o público externo, quanto interno – sempre foi um ponto primordial para mim. Em junho, lançamos o nosso novo site com 93% de acessibilidade, responsivo e entregamos, agora, um chatbot, que é a primeira assistente virtual da Defensoria, a Dona Dedé, com objetivo de disseminar a informação e realizar um pré-atendimento, passando orientações de documentações e como chegar aos núcleos de atendimentos específicos”, ressalta.

A Dona Dedé fica disponível 24h no site e todo o atendimento é computado e avaliado para fins estatísticos. Dentro do ambiente online, serão repassadas informações de forma prática e ágil. A comunicação é programada a partir de um roteiro perguntas e informações centrais acerca dos serviços prestados para que possa entender claramente o que o cidadão precisa saber, simulando uma conversa real.

Para o defensor público e assessor de desenvolvimento institucional, Victor Montenegro, o isolamento exigiu  uma readequação estrutural de todos os prestadores de serviços o que motivou esforços extras para possibilitar canais de atendimento ao público. “O  lançamento do serviço da chatbot vai fortalecer o contato com o cidadão que busca atendimento junto à instituição, sendo mais uma ferramenta de diálogo e de fácil acesso. Ao longo desses meses temos unidos esforços de diversos setores internos para conseguir dar forma e nome a esse serviço. Com grande alegria que apresentamos Dona Dedé para os cidadãos, com a certeza de podermos viabilizar, cada vez mais, um trabalho eficiente, pontuou.

A defensora geral destaca que a missão é uma proximidade, que se não física, que se estabeleça por todos os meios disponíveis. “Todo nosso fôlego tem sido destacado para planejar e desenvolver ideias e projetos que fortaleçam a Defensoria Pública e o contato com seu público-fim, a população vulnerável. Esse ano tem sido de desafios, mas seguimos confiantes e com o anseio de melhorar sempre, reduzindo a aglomeração de pessoas, evitando filas e a necessidade de deslocamento para informações básicas. Queremos que a Dona Dedé ajude as pessoas no que temos de mais primordial: a informação sobre direitos”, comemora.