Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crianças e adolescentes de abrigos vivenciam manhã de diversão no Beach Park

Publicado em

beach parkCom direito a muita água e diversão em brinquedos aquáticos, 350 crianças, adolescentes e educadores de instituições de acolhimento de Fortaleza vivenciaram a 12ª edição do Dia Nacional da Alegria no Beach Park. Fruto do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude da Defensoria (Nadij) viabilizou pela segunda vez a parceria, que levou os meninos e meninas ao parque aquático. O cantor Carlinhos Brown e a ex-participante do The Voice Kids, Júlia Gomes, foram os embaixadores da programação, que recebeu mais de 1500 crianças de toda a cidade.

O defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho, destaca a importância de proporcionar momentos como este aos jovens que estão em situação de acolhimento. De acordo com o supervisor, brincar, ter acesso a cultura e momentos de lazer são direitos essenciais das crianças. “Ir ao Beach Park é o sonho de muitas crianças, e infelizmente, algumas não têm a oportunidade. Portanto, todos os esforços para a realização destes sonhos e para a garantia dos direitos são fundamentais” finaliza.

ana cristina“A ideia de levar os acolhidos ao parque aquático surgiu com o pedido de uma criança, durante uma das visitas que fiz ao seu abrigo, ano passado. Desde então, toda equipe do Nadij fez o possível para tornar realidade aquele desejo, e, felizmente, o parque atendeu nossa solicitação”, explica a defensora Ana Cristina Teixeira Barreto. Ela que acompanhou a programação, acrescenta que ao todo, 400 ingressos foram disponibilizados pela administração do Beach Park, sendo 350 para crianças e jovens e  50 ingressos foram distribuídos para os educadores e seus familiares para que também pudessem desfrutar do momento. “O Nadij busca trabalhar também a visão do educador, que se dedica de maneira integral ao cuidado das crianças nos abrigos”, pontua a defensora.

A educadora Ana Lima, do Abrigo Recanto da Luz, relata que foi um dia muito importante na vida de todos que trabalham vivenciado a realidade dos abrigos “enfrentamos muitas dificuldades e estresse no dia a dia”. Ela enfatiza o momento como de alegria. “Momentos como esse são de grande importância para todos. Agradecemos a toda a equipe do Nadij por proporcionarem a todos tanta alegria e sorrisos largos”.

Em 2018, 200 crianças e adolescentes já haviam visitado o evento. Este ano, o acréscimo de ingressos fez a felicidade daqueles que ainda não tinham ido ao parque. O Dia Nacional da Alegria é marcado pela abertura do parque para crianças e adolescentes carentes.