Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensor dá aula sobre combate à violência contra as mulheres

Publicado em

WhatsApp Image 2018-03-07 at 14.00.53A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), realizou na tarde desta terça-feira, 06, uma palestra sobre violência doméstica para pacientes e agentes do Posto de Saúde Dr. Edmar Fujita, localizado no bairro Dias Macedo, em Fortaleza.

O momento, que foi uma solicitação de funcionários do Posto ao Nudem, foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e também contou com a presença dos usuários e profissionais do Cras e alguns estudantes de escolas públicas do entorno, reunindo mais de 50 pessoas.

O defensor público do Nudem, Daniel Monteiro, explica que durante o momento “foram apontados os principais pontos da Lei Maria da Penha, como o motivo da existência da Lei, o combate e os meios que ela viabilizou para efetivar a proteção das mulheres e, por fim, dados estatísticos que revelam como está a violência no âmbito estatal e nacional”. O defensor falou ainda sobre o papel do Nudem na manutenção da proteção das vítimas de violência, e dos órgãos que compõem as redes de combate.

Durante as palestras, os defensores públicos focam na educação em direitos e no acesso à justiça da população. “Uma coisa que é recorrente nesses eventos é a desinformação. O que mais percebemos é o desconhecimento sobre o que é a violência contra a mulher, algumas pessoas não entendiam que não era somente a violência física que caracterizava a violência doméstica, e sim a violência psicológica, moral e financeira; todas têm a mesma gravidade que a violência física”, explica o defensor.

Para psicóloga do Nudem, Úrsula Goés, o momento se faz importante, pois “aproximamos a Defensoria das comunidades, além disso, faz parte de mais uma ação que integra o mês de março, em alusão ao Dia da Mulher. O Nudem está sempre disponível para esse diálogo, seja em rodas de conversas ou palestras”, destaca.

Homens e mulheres de diferentes faixas etárias aprenderam, ainda, acerca da atuação da Defensoria Pública, das áreas de atendimento e das diversas possibilidades de representação por meio da instituição.