Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensor público orienta alunos de Instituição de Ensino de Itapipoca em Júri simulado

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado além de ter como fundamento a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivo, também estabelece parcerias com outras instituições com o propósito de atuar junto ao cidadão. Um exemplo de instituição são as escolas.

Uma das escolas parceiras é o Colégio Patronato Nossa Senhora das Mercês, em Itapipoca, que há 15 anos possui um projeto de Júri Simulado. A iniciativa foi realizada em maio e contou com a participação de cerca de 40 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Entre os organizadores do evento esteve presente o defensor público Raphael Esmeraldo. Juntamente aos coordenadores, o defensor se propôs a otimizar e implementar o projeto. “Foi a chance que eu tive de sair da sala e ir a campo. Logo no primeiro ano eu pedi para ir ao Colégio conversar com os alunos e orientá-los sobre organização das ideias, postura e conteúdo”, explica.

O Júri tem como objetivo debater sobre o tema escolhido anualmente por meio da Campanha da Fraternidade e criar um caso fictício que tenha relação com o tema escolhido. Para participarem do evento, os alunos passam por uma fase de avaliação. A partir do surgimento do tema da Campanha da Fraternidade, os alunos devem apresentar um seminário com a mesma temática, para uma bancada julgadora, composta por advogados convidados e responsáveis pela Campanha. Após a seleção, os alunos são organizados em dois grupos: um de acusação e outro de defesa. A simulação conta também com a presença de um juiz e de jurados.

O Júri era realizado nas instalações do Colégio, porém, este ano, o projeto conseguiu ser feito na Câmara Municipal. O propósito é colocar os alunos bem próximos da realidade, explica Raphael Esmeraldo: “Tudo o que nós poderíamos ter feito para aproximá-los da realidade, nós fizemos. O evento acabou envolvendo muita gente, além dos alunos, pois ele passou a ser realizado em um local de acesso a todos”, explica. O evento também contou com a presença da Magistrada da 1ª Vara de Itapipoca e Ex-Defensora Pública, Samara de Almeida Cabral,que auxiliou na criação do caso abordado pelos alunos.

A coordenadora do colégio, Cláudia Eufrásio, destaca que o evento é importante para a formação e esclarecimento profissional dos alunos. “O evento é um estimulo para eles.Tanto para o âmbito vocacional, quanto para que eles adquiram conhecimentos que antes eles não tinham, como a respeito do poder judiciário”, explica. O graduando em Direito, Samuel Wesley, 19, participou do Júri organizado pelo defensor por dois anos seguidos e, este ano, foi acompanhar a participação do seu irmão. No evento, ele fez questão de destacar publicamente a influência do Júri Simulado na sua escolha profissional e, falou ainda, sobre a importância do papel do defensor público Raphael Esmeraldo na consolidação da sua escolha.

 

Confira a seguir fotos do evento:

--- Sem Imagens ---