Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Geral recebe secretário da Saúde do Estado

Publicado em

IMG_2838A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, recebeu na manhã desta quarta-feira (03.05) o secretário da saúde do Estado do Ceará, Henrique Javi, para tratar sobre o Encontro Macrorregional de Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS). As defensoras públicas Michele Camelo, assessora de relacionamento institucional e Nelie Aline Marinho, supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), participaram da audiência.

“O encontro ocorrerá nas macrorregiões do Estado do Ceará e a participação da Defensoria Pública é muito importante, pois vamos nos apropriar de como está sendo pactuada a gestão de saúde no Estado, além de algumas parcerias que serão firmadas”, expĺicou a supervisora Nelie Aline Marinho. O encontro acontecerá em Fortaleza, Cariri, região norte, Sertão Central e Litoral Leste, sendo essas duas últimas regiões em um só encontro, ainda em 2017 porém sem datas definidas.

Além desta pauta, os presentes trataram sobre o desenvolvimento do programa “Defensoria Em Ação por Mais Saúde”, em curso com bastante êxito e que tem permitido uma diminuição significativa da judicialização da saúde. O projeto criou um fluxo permanente administrativo a ser percorrido para evitar a judicialização e a demora de demandas de saúde. Demandas de saúde passaram a ser resolvidas de forma administrativa pelo Nudesa, por meio do Núcleo de Atendimento Inicial à Saúde (NAIS), célula intersetorial criada e ativada pela Defensoria.