Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoras participam da campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Publicado em

No Ceará, o Instituto Avon lançou hoje a Campanha 21 Dias de Ativismo com o mote “A Mudança começa onde o silêncio termina”, que apoia o fim da violência contra a mulher. A campanha faz parte da convocação da ONU que no mundo inteiro estimula a sociedade a discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres sempre com início no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

A defensora geral do Estado do Ceará e titular do Núcleo de Direitos Humanos, Mariana Lobo e a secretária executiva da instituição e titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), Elizabeth Chagas, são duas das convidadas a estrelar a campanha  que é apoiada pelo RioMar Fortaleza e pela loja Choça. A exposição fotográfica tem ainda a cantora Daniela Mercury, a ativista Maria da Penha, além de participação de cerca de 35 mulheres da cidade que tem histórico e militância na luta pelo enfrentamento à violẽncia e pelos direitos humanos. A exposição ficará no shopping RioMar Fortaleza de 23 de novembro a 01 de dezembro, no piso L2.

A campanha propõe a mobilização de toda a sociedade no reconhecimento das violências invisíveis a partir da reflexão e diálogo. “Quanto mais “invisível” for a violência, mais difícil dela ser identificada e mais prejudiciais e profundos são os danos causados por ela. Por isso, não podemos partir da premissa de que apenas apontar o erro já é suficiente para provocar uma mudança de comportamento. Precisamos que as pessoas sejam protagonistas e passem a reconhecer que existe um problema que é de todos nós e só pode ser enfrentado com mudanças de atitude”, afirma Mafoane Odara, coordenadora de projetos voltados para a Violência contra as mulheres do Instituto Avon.

Campanha 21 Dias de Ativismo – O Instituto Avon, organização ligada a uma empresa privada que mais investe em ações pelo enfrentamento à violência contra a mulher, apoiará mais de 100 ações em todo o Brasil para promover o engajamento de mais pessoas em favor da causa. Segundo a organização, 21 dias é o tempo necessário para mudar um hábito e é neste período que a campanha “A mudança começa quando o silêncio termina” pretende dar luz à questão da violência invisível, com o intuito de provocar uma mudança de comportamento. Como reforço de informações sobre a causa, a campanha no Brasil contará com a divulgação de folhetos informativos, vídeos conceituais, exposições fotográficas e ações presenciais de engajamento.21diasdeAtivismo