Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria acompanha adolescentes inseridos em programa Bolsa Estágio e abre perspectiva de mais contratações

Publicado em

WhatsApp Image 2019-08-29 at 16.33.26

O Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará participou nesta quinta-feira, 29, de reunião com integrantes das unidades de acolhimento de Fortaleza e membros do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para tratar do acompanhamento e capacitação dos adolescentes que participam do programa Bolsa Estágio. São onze adolescentes acolhidos que estão inseridos no mercado de trabalho, graças a parceria do CIEE e Nadij.

“Essa reunião é para realizar um acompanhamento da evolução desses estagiários, bem como para sensibilizar os próprios abrigos no empenho de incluir outros adolescentes que ainda não foram capacitados. É um projeto permanente, os nossos adolescentes têm prioridade para serem chamados pelas empresas conveniadas do CIEE. A medida que vão surgindo vagas, prioritariamente,são convocados, vão para testes, selecionados e iniciam o estágio”, explica a defensora pública titular da 1a Defensoria do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude de Fortaleza, Ana Cristina Teixeira Barreto.

No primeiro semestre, adolescentes passaram pela fase de treinamento, que consiste em preparações para entrevistas de emprego, como se portar durante o expediente, vestimenta e preparação do currículo. Além disso, um ponto de grande importância diz respeito à educação financeira. “Reforçamos com eles, durante o treinamento e até mesmo no acompanhamento pós-contratação, a importância de administrar o dinheiro. Já tivemos casos que o adolescente pegou o primeiro salário, por exemplo, e comprou dois celulares de uma vez. Trabalhamos com eles justamente essa responsabilidade e administração do dinheiro”, explica a assistente social do Nadij, Rozilene de Souza.

Em outubro, haverá outra seleção para capacitação e treinamento desses adolescentes. Eles terão oportunidade, caso aprovados, de estagiar em empresas como a Caixa Econômica Federal, e outras vinculadas ao CIEE, ganhando bolsa e em turno de 4h/diário.