Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento encerra as atividades no Bairro Granja Portugal com mais de 125 demandas atendidas

Publicado em

IMG_4562

A manhã movimentada e ensolarada no bairro Granja Portugal marcou o último dia do projeto Defensoria em Movimento, nesta sexta (29). Demandas de moradia, família e documentação foram as mais recorrentes entre os 42 atendimentos realizados pelos defensores públicos Eduardo Villaça, Kelly Nantua, Júlio César e Fabiana Diógenes. Ao todo, 127 atendimentos foram efetuados durante os três dias de Defensoria em Movimento.

Informada sobre o projeto através de um carro de som, a dona de casa, Rejane Sousa esteve no caminhão ainda na quinta-feira para agendamento. Com a senha em mãos, Rejane esperou por seu atendimento entusiasmada. “Muito bom que a Defensoria veio aqui para o bairro, porque normalmente as coisas são difíceis com a rotina e tendo atendimento aqui, não preciso me deslocar”, comemora. Assim como Rejane, Irley Gomes soube do projeto pelo carro de som que aviava no bairro, aproveitou a oportunidade para providenciar a documentação de sua casa e indicar o serviço para seus vizinhos. “Já estou há algum tempo tentando dar entrada no processo de usucapião, então vim pedir orientação aos defensores. Aproveitei para convidar meu vizinho também, pois ele tem o mesmo problema e não sabemos quando vamos ter outra chance de ter orientação aqui no bairro.” finaliza.

IMG_4599

Para agilizar os atendimentos do dia, equipamentos com sistema de senhas eletrônicas foram utilizados pela primeira vez no caminhão, facilitando a dinâmica e a organização com os assistidos. O assessor de relacionamento institucional, Eduardo Villaça pontua que a ida da Defensoria ao bairro, representa asseguração de direitos e acesso à justiça para a população. “As principais demandas da comunidade são causas voltadas para o direito de família, como divórcio, pensão e guarda. Além disso, usucapião e retificação de documentos também foram bem frequentes. É importante estar em contato direto com os assistidos da Defensoria, indo sempre onde solicitado.” Finaliza o assessor.

Com mais de um ano de funcionamento, o projeto Defensoria em Movimento já beneficiou mais de 13 mil pessoas. A ação itinerante já percorreu mais de 13 localidades, entre bairros da periferia de Fortaleza e municípios do interior. Os defensores públicos atuam próximo à comunidade, realizando as ações de educação em direitos e assistência jurídica gratuita à população.