Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento realiza atendimento no bairro Siqueira

Publicado em

A Defensoria em Movimento estaciona pela primeira vez no bairro Siqueira, em Fortaleza, dando continuidade ao programa da Defensoria Pública que visa incrementar as ações em educação em direitos e capilarizar a assistência jurídica para bairros e localidades. O atendimento no bairro, que é considerado um dos mais vulneráveis da cidade, teve início esta semana e segue entre os dias 27e 28, no turno da tarde.

IMG_4523Marcelo de Oliveira, 32 anos, foi uma das 37 pessoas que buscaram atendimento nesta quarta-feira, dia 26. Ele procurou ajuda dos defensores depois de ver uma notícia na televisão, informando que ocorreriam atendimentos em seu bairro. Para o morador, que não conhecia a Defensoria, essa foi a forma mais viável de tentar resolver os papéis da sua casa. Segundo relata, a pessoa que lhe vendeu não tinha os documentos da propriedade e ele comprou e segue com receio. “Eu tenho medo de estar pagando algo em vão e não tenho condições de pagar um advogado, por isso fiquei muito feliz quando vi que a Defensoria ia vir pra cá e já agendei meu atendimento” conclui.

IMG_4538Diferente de Marcelo, o aposentado João Batista já conhecia os serviços da Defensoria e estava planejando uma visita a sede. “Eu vi as pessoas comentando que o caminhão estaria aqui para o bairro, era o que eu precisava saber, porque facilitou minha vida, já que eu não vou precisar me deslocar tanto” destacou. O aposentado procurou a Defensoria também com demandas de moradia, após conversar com a defensora, recebeu as orientações para saber quais documentos precisa procurar para realizar a escritura de seu terreno. “Com as explicações fica mais fácil saber por onde devo começar”.

De acordo com estudo da Prefeitura de Fortaleza, o Siqueira apresenta um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano da capital, e este foi um dos critérios para que o projeto escolhesse a atuação no bairro, completando localidades que tem índices semelhantes, como Genibaú, Parque Presidente Vargas, Henrique Jorge  e Vila Velha.

IMG_4536A defensora pública Camila Vieira participou pela primeira vez do projeto. Com base em sua experiência no primeiro dia de atendimento, a defensora destacou ser muito gratificante, aproximar-se da realidade das comunidades. “A iniciativa é louvável, fiquei feliz em participar e acredito que além de estimulada, ela deve ser replicada diversas vezes”, explica. A defensora e assessora de relacionamento institucional, Amélia Soares, frisou que o atendimento “é um trabalho que empodera a população, pois além de atendimento jurídico, fazemos orientamos as pessoas onde elas podem buscar seus direitos”.

    Serviço:

    Defensoria em Movimento Siqueira

Local: Rua Sabino Filho, 1110 – São Bento/Siqueira, Fortaleza – CE. (Em frente a Associação Comunitária Delmiro Gouveia)

Horário: 13h às 17h

Data: Quinta, 27/09 e sexta 28/09