Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria empossa 32 novos membros e outorga Medalha a Camilo Santana e Mauro Filho

Publicado em

 Defensoria empossa 35 novos membros e outorga medalha a Camilo Santana e Mauro Filho

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza nesta quinta-feira, 03, às 19h, Sessão Solene do Conselho Superior (Consup) da Defensoria Pública para a posse de 32 novos defensores públicos e defensoras públicas, no auditório da Jesus Xavier de Brito da Defensoria Pública. Na ocasião, haverá a outorga da comenda máxima da instituição, a Medalha do Mérito Defensorial José Euclides Ferreira Gomes Júnior, conferida ao governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, e ao deputado federal do Ceará, Carlos Mauro Benevides Filho, pelas relevantes contribuições à instituição.

Durante a solenidade, os novos defensores públicos assumirão o compromisso de trabalhar pelo acesso à justiça e pela defesa dos direitos humanos dois mais vulneráveis. “Cada posse de novas turmas soma-se a momentos históricos para a instituição, quando ganhamos o reforço de novos colegas, um novo fôlego na luta por direitos. A partir desta data seremos 349 defensores e defensoras do Estado do Ceará. A posse é um momento único, de uma carreira na qual muito me orgulho muito em servir, que é ponte para o acesso à justiça, do atendimento jurídico, da orientação e da priorização da escuta de quem mais precisa e da educação em direitos”, destaca a defensora geral do Estado e presidente do Consup, Mariana Lobo.

Na ocasião, também serão conferidas sete Comendas do Mérito da Defensoria Pública a entidades e personalidades relevantes para o fortalecimento da Instituição. As Comendas do Mérito Defensorial serão entregues para o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca Ceará), a Pastoral Carcerária, o deputado estadual Walter Lima Frota Cavalcante, o secretário da Casa Civil, José Élcio Batista, o deputado estadual Renato Roseno De Oliveira, o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha e o primeiro presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), José Vinícius Pinheiro (in memorian).

Os novos defensores públicos foram aprovados no concurso de 2014 para ingresso à carreira e aguardaram quatro anos para a chamada. Após a posse, os defensores participarão do Curso de Formação com duas semanas de duração, e então serão designados para atuar no interior do Estado. A presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará, Amélia Rocha, destaca a relevância desta luta. “A missão do defensor público e da defensora pública é de levar a Justiça para onde muitas vezes as desigualdades não lhe deixa sequer ensaiar a chegada. A chegada dos novos colegas ao interior do Ceará é motivo de alegria, é a Defensoria Pública fortalecida, uma instituição constitucional indispensável para a democratização da justiça e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. É o nosso Ceará cada vez mais verde”, afirma.

Medalha do Mérito Defensorial José Euclides Ferreira Gomes Júnior – Instituída por meio da Resolução n.º 63/2012, e a outorga máxima é conferida em quinquênios a quem presta relevantes contribuições à Defensoria Pública do Estado do Ceará. Os homenageados este ano são o governador do Estado, Camilo Sobreira de Santana e o deputado federal Mauro Benevides Filho.

Camilo Sobreira de Santana foi eleito governador do Ceará em 2014 e reeleito em 2018. Nascido na cidade do Crato, é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua vida pública como servidor público federal concursado e desde de janeiro de 2015 está à frente do Governo do Estado do Ceará.

Carlos Mauro Benevides Filho é professor, economista e político. Nascido em Fortaleza, foi eleito deputado federal nas eleições de 2018. Licenciou-se do mandato de deputado, na legislatura 2019-2023, para assumir o cargo de Secretário do Planejamento e Gestão, no Estado do Ceará.

Serviço

Cerimônia de posse dos defensores públicos e defensoras públicas e Outorga da Medalha do Mérito Defensorial e das Comendas do Médito da Defensoria Pública
Data: 03 de outubro de 2019
Horário: 19h
Local: Auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará
Endereço: Avenida Pinto Bandeira, 1111, Bairro Luciano Cavalcante