Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria na Rede Cuca: diálogo com os mais jovens, por mais justiça

Publicado em

IMG_4521.

Na última semana, a Defensoria em Movimento esteve na programação do Viradão da Juventude do Cuca Jangurussu. As atividades do projeto da Defensoria Pública do Estado do Ceará aconteceram sexta-feira, 23, e sábado, 24 e nos dois dias de atendimento os defensores participantes assistiram cerca de cinquenta moradores da região com dúvidas relacionadas à garantia de direitos e acesso à justiça.

A coordenadora do setor de protagonismo juvenil da Rede Cuca, Jéssica de Santana, explica que o horário escolhido e nome da ação se deu pela observação dos horários de maior índice de violência entre os jovens como praticantes e receptores: no período entre 22h e 5h. “Esta terceira etapa do Viradão da Juventude nos Cucas em Fortaleza em 2019, nós decidimos convidar a Defensoria Pública para assistir nossos jovens e a comunidade. Com os serviços da Defensoria podemos também observar quais são as maiores necessidades das famílias que são atendidas aqui, então é uma alegria imensa a Defensoria em Movimento aqui no bairro”, ressalta.

O defensor público Danilo Neves, atuante na Defensoria da Custódia, participou pela segunda vez do projeto e disse estar contente pela ação estar presente em atividade como o Viradão. “Estar aqui me faz relembrar meus primeiros anos como defensor público, onde atendia em diversos setores ao mesmo tempo e é emocionante. Atender pessoas com as mais diversas necessidades me lembra que precisamos estar cada vez mais próximos de quem precisa dos nossos serviços”, afirma.

O defensor público Eduardo Villaça, assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública ressaltou que as atividades promovidas pela Rede Cuca são alternativas, caminhos para a formação de cidadania e para difusão da Defensoria entre os mais jovens. “Trazer a Defensoria em Movimento, dentro de uma programação com os mais jovens, aproxima a Defensoria de problemas relacionados às garantias de direitos da infância e juventude, como segurança, lazer, esporte, direito à moradia e direitos humanos”, pontua.

Foi em busca de exercer sua cidadania que a dona de casa Adriana Aires, de 28 anos, chegou até o caminhão do projeto Defensoria em Movimento. Em busca de formação oferecida pela programação do Cuca, ela soube que poderia resolver seu caso de pensão alimentícia. “Conversei com o defensor, trouxe já os documentos que precisava e abri o pedido de pensão. Minha filha tem oito anos e há quatro o pai dela não paga”, lamenta.

IMG_4583. Durante a sexta-feira, os dois defensores aproveitaram a oportunidade para visitar o Cuca Jangurussu, um dos equipamentos da Prefeitura de Fortaleza. A Rede Cuca, que tem três equipamentos, atende em média 47.500 jovens por mês. Além de conhecer as instalações, puderam dialogar com os jovens em atividade no equipamento e amplificar a presença da Defensoria no bairro, entre os mais jovens. No sábado, defensora Ana Kelly Nantua, do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) também esteve presente junto aos defensores Eduardo Villaça e Danilo Neves.

Nesta semana a Defensoria em Movimento vai ao bairro Serviluz, de quarta a sexta-feira, 28 a 30 de agosto. Os atendimentos acontecerão de 8h às 12h, em frente ao Centro Comunitário Dona Luíza Távora, localizado na avenida Zezé Diogo, 310 – Cais do Porto, Fortaleza.