Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa da 12ª Semana Nacional da Conciliação

Publicado em

whatsapp-image-2017-11-27-at-143717

A defensora pública Denise Castelo, supervisora das Defensorias de Família,  participou da cerimônia de abertura  da 12ª Semana Nacional da Conciliação, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), no Fórum Clóvis Beviláqua.

A 12ª Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processos em todos os tribunais do País. Trata-se de uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito por meio da mediação.

Durante a XII Semana Nacional da Conciliação, a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizará a inauguração das novas instalações do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), nesta quinta-feira, dia 30, às 9horas, que tem o objetivo de estimular o protagonismo dos cidadãos na resolução de conflitos por meio de um diálogo, mediado por defensor público, evitando assim a judicialização dos processos. O novo espaço funciona dentro da sede administrativa da Defensoria, no bairro Luciano Cavalcante, mas com atendimento e triagem próprios para as quatro salas específicas para a mediação, além de lugar destinado ao acolhimento das crianças que acompanham os pais. O Núcleo possui cinco defensores públicos e, durante o ano de 2017, realizou 5.924 atendimentos, sendo que 80% deles resultaram em consenso entre as partes. Neste universo, 75% dos casos atendidos tratavam-se de divórcio e os outros 25% tratam de questões relacionadas à provimento de alimentos, guarda, reconhecimento ou dissolução de união estável.