Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa da entrega de Medalha do Mérito Judiciário

Publicado em

fototj

A defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, participou nesta quinta-feira (15), da entrega da Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, realizada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) a quatro personalidades: a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que por razões alheias a sua vontade, esteve impossibilitada de comparecer; o decano do TJCE, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha; presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Aírton José Vidal Queiroz, representado pelo seu filho, Edson Queiroz Neto; e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Francisco Luciano Lima Rodrigues.

Na ocasião, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iracema Vale, ressaltou que, ao longo de suas atuações pessoais e profissionais, os agraciados “contribuíram de forma relevante e decisiva para toda a coletividade cearense e à causa da Justiça. São grandes homens e mulher que deixam marcas vivas na história, e suas obras resistem ao tempo”.

A presidente salientou ainda as qualidades individuais de cada agraciado. Destacou a “fibra e devoção” da ministra Cármen Lúcia ao serviço público, que “honra a nobre função que hoje ocupa”. Em relação ao desembargador Fernando Ximenes, ela enfatizou a “coerência, transparência e compromisso com a coisa pública” do decano do TJCE.

Ao se referir a Aírton Queiroz, a desembargadora o classificou como “exemplo de empresário, comprometido com a expansão da educação e da cultura como forma de fortalecimento da sociedade brasileira”. Ao juiz Luciano Rodrigues, a magistrada apontou sua “exemplar dedicação ao Judiciário, emprestando sua competência a várias administrações do Tribunal de Justiça, e sempre enaltecendo o nome do Judiciário cearense”.

Em seguida, o desembargador Fernando Ximenes discursou em nome dos agraciados, dizendo que sua missão foi facilitada pela rica trajetória de vida dos demais premiados. O magistrado prestou homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, recém-falecido, a quem ele classificou como sendo um homem de grande importância na história do País.

O decano também afirmou que a comenda representa um momento especial, pois passariam a figurar na “galeira de ilustres personalidades que no passado foram agraciadas com a Medalha Clóvis Beviláqua”. O homenageado também pontuou as características das demais personalidades premiadas e agradeceu o reconhecimento da desembargadora Iracema Vale pela indicação à comenda.

Também estiveram presentes à cerimônia o governador Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque; comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; o procurador-geral do Município de Fortaleza, José Leite Jucá Filho, representando o prefeito Roberto Cláudio; o procurador-geral da Justiça, Plácido Barroso Rios; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Marcelo Mota Gurgel do Amaral; a reitora da Unifor, professora Fátima Maria Fernandes Veras; e os ex-governadores do Ceará Lúcio Alcântara e Gonzaga Mota; além de outras autoridades.

*Com informações do site do Tribunal de Justiça