Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de reunião do Comitê Estadual de Políticas Públicas da População em Situação de Rua

Publicado em

66418419_10205769153185335_3077436795927920640_n

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou, nesta segunda-feira (8), de reunião ordinária do Comitê Estadual de Políticas Públicas da População em Situação de Rua (Cepop). A reunião ocorreu na sede do Cepop, em Fortaleza, e contou com a presença dos membros, que representam organizações governamentais e não-governamentais. Na ocasião, foram discutidas demandas relacionadas a políticas públicas para a população em situação de rua. A Defensoria Pública é integrante com assento no comitê.

Entre os pontos tratados na reunião, estava a abordagem à população de rua por agentes de segurança pública. Segundo a defensora pública Sandra Moura Sá, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria (Ndhac), será emitida nota de repúdio sobre o caso ocorrido no último sábado (6) em Fortaleza. Naquele dia, o professor Nailson Antônio Neo da Silva, integrante do Cepop, filmou abordagem feita por guardas municipais e policiais militares contra um casal em situação de rua na Praça Capistrano de Abreu, no Centro. O professor teve o celular apreendido e foi conduzido ao 34º distrito policial. Após ser ouvido pelo delegado plantonista como testemunha, teve o telefone devolvido.

Outro encaminhamento foi a articulação de reunião entre Defensoria Pública, Ministério Público, Guarda Municipal e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O Cepop foi criado com o objetivo de planejar estratégias de implementação da Política Estadual para a População em Situação de Rua. O comitê tem como função ainda acompanhar projetos de lei relacionados ao segmento, propor medidas de articulação entre setores das políticas públicas estaduais e apoiar a criação de comitês ou comissões semelhantes na esfera municipal. O Cepop é vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).