Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de reunião sobre Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz

Defensoria participa de reunião sobre Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou nesta terça-feira (30) de reunião virtual promovida pelo Fórum Estadual de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará. Cerca de 100 pessoas estavam presentes no momento para trocar experiências sobre mediação comunitária a fim de promover a educação, combate à violência e ampliação de uma cultura de paz. A abertura do encontro foi feita pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, que reforçou sobre  atuação na prevenção à violência por meio do Pacto Por um Ceará Pacífico.

A defensora pública e supervisora do Núcleo do Mucuripe, Michele Alencar, esteve presente na conferência “Diálogo virtual sobre os princípios teóricos da mediação comunitária na implementação da mediação para a comunidade participativa, incluindo os processos circulares”, representando a instituição, reforça a importância  do encontro nesse momento de pandemia e isolamento. “A promoção do combate à violência e o planejamento de ações e projetos que intensifiquem a cultura de paz, a mediação, uma justiça cada vez mais humanizada e atenta aos anseios e reais necessidades da população vulnerável, precisam estar em pauta constantemente. Esses momentos de reencontro e de partilha entre os órgãos e instituições são imprescindíveis”, afirmou.

O estabelecimento do diálogo tem sido fortalecido pelo Fórum de Mediadores como uma possibilidade de inclusão e de aproximação das comunidades para permitir o conhecimento das dificuldades e necessidades das mesmas. “A prática da medição tem sido cada vez mais utilizada, aperfeiçoada e fortalecida, pois é uma forma de justiça inclusiva, que convida as partes a serem agentes atuantes e isso permite desenvolvimento de ações mais assertivas e resolução efetiva do litígio. Para que seja possível buscarmos soluções efetivas, no tocante à redução da violência e de sedimentação de uma cultura de paz, é preciso conhecer sobre as problemáticas da comunidade onde a Defensoria está inserida, a fundo, o que se torna possível por meio de uma escuta mais cuidadosa, garantindo a participação e envolvimento do assistido. Nesse momento de isolamento, a mediação comunitária restou um pouco prejudicada por ausência de um canal que viabilizasse a comunicação da Defensoria com os mediadores comunitários, a Defensora e as partes, mas seguimos buscando soluções”, pontuou a defensora.

O Fórum atua como atividade parceira do Pacto Por um Ceará Pacífico conta com a participação de 35 órgãos e instituições. Além da Defensoria Pública do Estado, estão inseridos no Fórum representantes do Ministério Público do Estado (MPCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Secção Ceará) e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), além da Vice-Governadoria, e demais instituições.