Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de Seminário sobre Justiça Restaurativa no Rio Grande do Sul

Publicado em

Durante os dias 19, 20, 21 e 22 de julho, a defensora Emanuela Vasconcelos, supervisora da Defensoria em Sobral participou da comitiva da Vice-Governadoria do Estado do Ceará para conhecer as práticas de pacificação e justiça restaurativa do Rio Grande do Sul. As visitas buscaram o compartilhamento de experiências com a ênfase em práticas como círculos de construção de paz.

A defensora compõe um Grupo de Trabalho que está inserido no Programa Ceará Pacífico, onde são estudadas formas de ampliar a implantação de práticas restaurativas e autocompositivas em Sobral. “Participar de um evento onde é possível trocar experiências sobre a temática é muito enriquecedor, pois podemos trazer para o Ceará muitas ideias de estratégias para aplicar aqui, principalmente porque a prática tem demonstrado muita eficácia”, comenta a defensora.

A programação incluiu no primeiro dia (19)  o seminário de encerramento do ciclo do Programa Escola + Paz, em Porto Alegre. Durante o sábado e domingo (20 e 21) foi apresentado o trabalho de justiça restaurativa que é realizado nas escolas dos municípios, com a participação do Programa Caxias da Paz. No último dia (22), a programação se estendeu na temática Jornada de “compartilhamento sobre iniciativas em enfoque restaurativo em políticas públicas de segurança, justiça, educação e pacificação social.”

A comitiva do Ceará é formada pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o assessor especial da vice-governadoria, Fernando Oliveira, a supervisora da Defensoria em Sobral, Emanuela Vasconcelos, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes e representantes da polícia militar e ministério público do Estado do Ceará.

 

WhatsApp Image 2019-07-22 at 13.42.54